segunda-feira, 25 de outubro de 2010
Artista Da Semana
Britney Spears
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre
Informação geral
Nome completo Britney Jean Spears
Apelido Princess of Pop (Princesa do Pop)
Data de nascimento 2 de dezembro de 1981 (28 anos)
Origem McComb, Mississippi[1]
País Estados Unidos
Gêneros Pop, dance[2]
Instrumentos Vocal, piano
Período em atividade 1998 – atualmente
Gravadora(s) Jive/Sony Music
Afiliações Michael Jackson
Madonna
Ying Yang Twins
Keri Hilson
T-Pain
Influência(s) Michael Jackson
Madonna
Janet Jackson
Tina Turner
Cher
Página oficial www.britneyspears.com
www.britney.com
Britney Jean Spears (McComb, 2 de dezembro de 1981) [1] é uma cantora, compositora, dançarina e atriz dos Estados Unidos. Já vendeu mais de 100 milhões de álbuns e singles, segundo a RIAA.[3] É a 54º cantora que mais vendeu álbuns na história nos Estados Unidos com mais de 45 milhões de cópias vendidas no país.[4] É vencedora de 1 Prêmio Grammy, 3 Emmy, 4 VMA, 7 EMA, 1 AMA, 8 BMA, 3 NRJ Music Awards, 3 WMA, 1 MTV Asia Awards, 1 MTV Australia Awards, 1 VMB, 10 TCA e 3 KCA.
Britney foi quem mais vendeu álbuns nos anos 2000[5][6][7][8] e a celebridade mais jovem, aos 21 anos, a ganhar uma estrela na Calçada da Fama.[9][10] É a única cantora à ter seus 6 primeiros álbuns de estúdio estreando no Top 5 da Billboard 200 (5 #1's e 1 #2),[11][12][13][14][15] a única artista na história do Nielsen SoundScan (que monitora as vendas de música, nos Estados Unidos, nos últimos 17 anos) à ter quatro álbuns debutando com 500 mil ou mais[16] e foi por 9 anos consecutivos a celebridade mais procurada na internet de acordo com os sites de busca Google e Yahoo! e o Guinness World Records.[17][18][19][20][21][22][23]
Em 2002 foi eleita pela Forbes a celebridade mais poderosa do mundo[24][25] e em 2003 foi eleita a mulher do ano pela Glamour Magazine.[26][27] Também foi eleita o vigésimo maior ícone Pop de todos os tempos pela revista People e pelo canal VH1,[28][29][30][31][32][33][34] e o ícone mais importante da cultura americana pela CNN.[35] Em 2004 foi eleita pela revista FHM a mulher mais sexy do mundo.[36][37] Em 2008 a BBC divulgou a lista dos 1000 artistas musicais mais populares do mundo e Britney ficou em 1º lugar.[38] Sua fortuna está estimada em mais de 200 milhões de dólares segundo o site MSN, tornando Britney a 2ª mulher mais rica do mundo com menos de 30 anos.[39][40] Também teve uma grande influência na moda ao popularizar no mundo o Jeans de cintura baixa, o Piercing de umbigo e o cabelo loiro.[41]
Sua primeira aparição em rede nacional foi no programa de talentos Star Search,[42] em 1992. Logo após, a então jovem artista recebeu um convite para integrar-se ao elenco da produção da Disney The Mickey Mouse Club. Britney participou do programa de 1993 a 1994,[43] quando os produtores decidiram encerrar a atração. Sendo assim, ela retornou para a cidade de Kentwood e levou uma vida normal até 1998, quando lançou seu primeiro álbum "…Baby One More Time".
Antes da fama e início da carreira
Britney Spears nasceu em McComb, Mississippi, e cresceu em Kentwood, Louisiana. Filha de Jamie Parnell Spears, um contratante imobiliário, e Lynne Irene Bridges, uma professora primária, tem um irmão mais velho, Bryan, e uma irmã mais nova, a atualmente atriz e cantora Jamie Lynn. Spears sempre praticou ginástica, fazendo aulas do esporte até os nove anos de idade. Ela também participava de eventos de dança e cantava no coral da igreja. Aos oito anos, ela entrou para a Escola de Artes de Nova York. Nessa época, ela tentou uma vaga no elenco do programa The Mickey Mouse Club, do Disney Channel. Embora tenha sido considerada jovem demais para o papel, a menina ganhou um agente e passou três verões na Escola de Artes, além de aparecer em peças teatrais da off-Broadway, até que, em 1991, participou do musical Ruthless!. Em 1992, ela apareceu no programa de televisão Star Search, mas não foi até o fim da competição. Aos onze anos, Spears conseguiu a vaga no The Mickey Mouse Club, e participou do programa de 1993 a 1994, quando tinha 13 anos. Com o fim do programa, Spears voltou para Kentwood e cursou o colegial durante um ano.
Em 1998, Spears foi sondada para integrar grupos femininos mas optou pela carreira solo.[44] Mais tarde, no mesmo ano, gravou um demo solo e assinou um contrato com a Jive Records. Ela começou uma pequena turnê pelo país, que foi divulgada por revistas adolescentes, e passou a fazer, eventualmente, aberturas de shows para o 'N Sync e o Backstreet Boys. Britney estudou em escola apenas até o que no Brasil equivale ao 2º ano colegial. O restante ela completou como home school, onde tinha aulas em casa.
1999–2000: Começo do sucesso comercial
Ver artigos principais: …Baby One More Time e Oops!… I Did It Again.
Spears performando em 1999.
O single "…Baby One More Time", saiu em 1998. O sucesso da canção fez com que Britney realizasse uma pequena turnê pelos shopping dos Estados Unidos, a chamada Hair Zone Mall Tour, ou simplesmente Mall Tour, e fizesse algumas apresentações de abertura do grupo 'N Sync até 12 de Janeiro de 1999 quando seu álbum de estreia, …Baby One More Time foi lançado e logo na primeira semana foi número um na lista de mais vendidos da Billboard 200 com mais de 125 mil cópias.
Deste álbum, além do sucesso "…Baby One More Time", saíram os singles "Sometimes", "(You Drive Me) Crazy", Born to Make You Happy na Europa e "From the Bottom of My Broken Heart" nos Estados Unidos e América do Sul.
Em abril de 1999, com apenas dezessete anos, Britney foi capa da revista Rolling Stone, com fotos ao estilo Lolita. A polêmica estava criada, pois mostrava uma Britney mais provocante do que a que o público estava acostumado a ver.
No total, o …Baby One More Time vendeu mais de 28 milhões de cópias no mundo.[45][46][47]
Em maio de 2000, a cantora lançou seu segundo disco, "Oops!… I Did It Again", que vendeu mais de 1,319 milhão de cópias apenas na primeira semana, quebrando o recorde de álbum feminino mais vendido na primeira semana, e estreando em primeiro lugar de vendas novamente. O CD foi gravado em apenas dois meses, pois os produtores acreditavam que Britney não podia se afastar da mídia. Deste álbum, a cantora lançou também os singles: "Lucky", "Don't Let Me Be The Last To Know" e "Stronger".
No palco, ela veio explorando figurino e coreografias cada vez mais sensuais e explícitas. Ela chegou ao Brasil em janeiro de 2001 como a maior estrela do Pop adolescente da noite do festival Rock in Rio, com sua tour mundial "Oops!… I Did It Again World Tour". A cantora chegou a cidade por volta de 12h00 do dia 16 de Janeiro de 2001 no Aeroporto Internacional Antônio Carlos Jobim. Ela entrou pela garagem do hotel Intercontinental, em São Conrado, cercada por um forte esquema de segurança composto de pelo menos quatro carros. O show foi o de maior público da carreira da Britney, cerca de 290 mil pessoas estiveram presentes para vê-la. Ainda no Brasil, visitou com Justin Timberlake a boate Studio 54, no New York City Center, na Barra da Tijuca.
No total, o "Oops!… I Did It Again" vendeu mais de 22 milhões de cópias no mundo, senso que quase 1,5 milhões de álbuns foram vendidos apenas na semana de lançamento.[45][48][49][50][51][47]
Em 2009, a Billboard divulgou a lista dos álbuns mais vendidos da década, onde Oops!…I Did It Again ficou em #6 e apesar de ter sido lançado no final da década de 1990, Baby One More Time consegui figurar no Top 100, ocupando a #81 colocação.
2000-2001: Reconhecimento mundial
Ver artigo principal: Britney e In the Zone
Estrela de Britney Spears na Calçada da Fama.
Em novembro de 2001 Britney lançou o seu terceiro álbum de inéditas, chamado simplesmente Britney, que alcançou 745 mil cópias vendidas na semana de lançamento, tornando-se a primeira cantora a estrear seus três álbuns de inéditas em primeiro lugar. O primeiro single do álbum, "I'm A Slave 4 U", chocou o mundo com um clipe mostrando que ela realmente não era mais inocente, revelando uma Britney mais madura e provocativa do que nunca. Também contou com mais cinco singles: "I'm Not A Girl, Not Yet A Woman" (lançado também na trilha sonora do filme a qual Spears foi protagonista) "Overprotected", "Boys", "I Love Rock 'N' Roll", "Anticipating" (no Brasil e na França) e "That's Where You Take Me" (nas Filipinas). A turnê de divulgação do "Britney" previa uma passagem pelo Rio de Janeiro, porém devido aos ataques de 11 de Setembro, a equipe da cantora decidiu cancelar a turnê promocional do álbum.
Para divulgar o CD, Britney Spears lançou sua segunda tour mundial, "Dream Within a Dream Tour", estimada em 18 milhões de dólares de equipamentos e com todos os ingressos esgotados antes do primeiro espetáculo. E que teve um show em Las Vegas que foi posto em DVD: "Live From Las Vegas".
No total, o "Britney" vendeu mais de 15 milhões de cópias no mundo.[45][52][53][54]
Em 2002 após o término do namoro de quatro anos com o cantor Justin Timberlake (que agora estava namorando Alyssa Milano),[55] Britney esgotada devido a carga de shows, declarou que tiraria férias de 6 meses, tempo que ela usou para gravar o 4º álbum "In The Zone".
Durante a performance de abertura do VMA 2003, Britney e Christina Aguilera cantaram trechos de Like a Virgin e vestidas de noiva, para homenagear os 20 anos do VMA e os 20 anos de carreira de Madonna que estava vestida de noivo. Britney e Christina beijaram Madonna na boca, fazendo com que a performance recebesse extrema atenção da mídia mundial, que foi notícia de abertura de vários telejornais internacionais e capa de várias revistas. Foi nos bastidores desta atuação, que Britney mostrou a canção "Me Against The Music" (apenas com a sua voz) e perguntou a opinião de Madonna que disse a Britney que elas deveriam fazer algo juntas, então Britney convidou Madonna para fazer o dueto.
Performando Me Against the Music no NFL Kickoff Live 2003.
In The Zone diferenciou-se dos anteriores pelo seu caráter erotizado. Mais uma vez estreando no topo da Billboard com 609 mil cds vendidos na semana de lançamento, Britney quebra o próprio recorde de única artista feminina a ter quatro álbuns consecutivos estreando em primeiro lugar.
Britney está mais madura musicalmente e dessa vez explorando abusivamente da sensualidade, com canções como "Touch of My Hand" e "Breathe On Me", o álbum lhe rendeu "Toxic" que conquistou o tão almejado Grammy (melhor gravação dance) e contou com mais três singles: "Me Against The Music" dueto com Madonna, "Everytime" e "Outrageous", e também com a sua terceira turnê mundial "The Onyx Hotel Tour".
Britney casou-se com seu amigo de infância Jason Allen Alexander, no dia 3 de Janeiro de 2004.[56][57][58] No dia seguinte seus advogados entraram com um pedido de anulação da cerimônia. Com isso, o casamento durou apenas 55 horas.[59][60]
A turnê teve que ser interrompida depois de um incidente durante as gravações de seu clipe Outrageous, onde ela acabou fraturando o joelho sendo submetida a uma cirurgia e repouso domiciliar por oito meses. Do clipe Outrageous que acabou por não ser terminado restam algumas cenas que podem ser vistas no DVD "Greatest Hits: My Prerogative", que mostra Britney saltando em cima do rapper americano Snopp Dogg que estava jogando basquete num campo.
Britney chegou ao Rock in Rio Lisboa, no dia 5 de Junho de 2004, como uma das estrelas mais aguardada da noite. Porém o som do playback parou quase no fim da canção Toxic voltando poucos segundos depois. Britney foi muito criticada por sua apresentação. Foi a primeira atuação da princesa do pop em Portugal. O playback foi uma constante em quase toda a carreira de Britney mas foi na "The Onyx Hotel Tour", que quase todas as faixas do show eram playback. Nesta turnê houve um show em Miami que foi considerado o melhor, mas não fizeram dele DVD.
No total, o "In The Zone" vendeu mais de 10 milhões de cópias no mundo.[45][61][62][63][64][65][66][67][68][69]
Em 2009, na lista dos álbuns mais vendidos da década divulgada pela Billboard, o álbum Britney ocupou a posição #64 e o In The Zone a posição #143.
2005–2007: Álbuns de compilação e problemas pessoais
Ver artigos principais: Greatest Hits: My Prerogative, B in the Mix: The Remixes e Chaotic.
Durante esse período, lançou o "Greatest Hits: My Prerogative". O álbum continha três faixas bônus, duas das quais se tornaram singles, "My Prerogative" em 2004 e "Do Somethin'" em 2005. A outra faixa bônus, "I've Just Begun (Having My Fun)", não se tornou single mas teve um enorme sucesso na biblioteca de vendas do iTunes. Ela coreografou e co-dirigiu o clipe de Do Somethin' usando o psêudonimo de Mona Lisa para diferenciar a cantora de quem dava ordens no set.[70][71]
No total, o "Greatest Hits: My Prerogative" vendeu mais de 5 milhões de cópias no mundo.[45][72][73]
Ainda em 2005 lançou o "B In The Mix: The Remixes". O álbum continha alguns de seus sucessos remixados e o novo single, "Someday (I Will Understand)", também em versão remixada. O álbum acabou fazendo mais sucesso do que o esperado e foi eleito pela BMG "o álbum sem promoção com melhor resultado dos últimos 20 anos".[74] A faixa bônus "And Then We Kiss" (que não foi single) fez muito sucesso em Israel, a música ficou no primeiro lugar da rádio mais popular do país e foi tocada por inúmeras semanas.[75] Britney também foi convidada para fazer o filme "Os Gatões",[76] porém recusou o convite por estar grávida e Jessica Simpson foi escolhida pro papel. Numa entrevista, Britney disse que adorou ver o filme com Jessica, elogiando-a.
No total, o "B In The Mix: The Remixes" vendeu mais de 1,5 milhão de cópias no mundo.[45][77][78]
Apesar de afastada da música há mais de 3 anos, Britney Spears prova que continua sendo um verdadeiro fenômeno de popularidade. Segundo a Billboard, a princesa do pop vendeu mais de 461 mil cópias apenas nos Estados Unidos no ano de 2006. Isso é um fato impressionante para álbuns que tiveram promoção nula durante o ano. Apesar da frenética perseguição por parte dos paparazzis e dos tablóides, que muitos alegam que afetaram diretamente a sua imagem de "namoradinha da América", nota-se o poder de Britney no mercado musical ao compararmos suas vendas à outros artistas que também lançaram álbum em 2006, como Jessica Simpson que vendeu apenas 297 mil cópias, apesar da intensa atenção da mídia em volta da cantora após seu divórcio do também cantor Nick Lachey. A nível mundial Britney Spears vendeu mais de 1,5 milhão de cópias em 2006, sem contar as vendas de seus perfumes Curious, Fantasy e In Control que somam mais de 6 milhões de unidades vendidas mundialmente.[79]
Após a sua separação com Kevin Federline, Britney lança um DVD chamado Britney & Kevin: Chaotic que retrata o seu amor com Kevin desfeito e que contém Britney cantando ópera e a sua música nova "Someday (I Will Understand)". Todavia, em 2006, após a confusa separação do marido Kevin Federline, Britney começou a se envolver em escândalos ainda maiores.
Britney chegou a sair diversas vezes à noite com Paris Hilton e Lindsay Lohan, onde foi apanhada duas vezes sem calcinha. O auge dos problemas foi quando raspou a cabeça e se internou em uma clínica de reabilitação em 2007.
2007: Começo da volta por cima
Ver artigo principal: Blackout
Em 1 de maio de 2007, Britney fez a mini turnê "The M+M's Tour", onde se apresentou na Flórida e Califórnia. Tratava-se de pequenos shows para um número limitado de pessoas, contando com alguns de seus maiores sucessos (…Baby One More Time, I'm a Slave 4 U, Do Somethin', Breathe On Me e Toxic). No dia 1 de maio de 2006, Britney andava em Santa Monica, CA com um vestido idêntico a Marilyn Monroe, no filme O Pecado Mora ao Lado (The Seven Year Itch). Um ano depois, no dia 1 de maio de 2007, curiosamente é vista com o mesmo vestido à Marilyn Monroe e a mini turnê The M+M's estreou. Suspeita-se que dai vem o nome da mini tour M+M's (Marilyn + Monroe).
A canção Umbrella foi escrita para Britney, que por sua vez a recusou dizendo não ser seu estilo.
No dia 30 de Agosto de 2007, a canção Gimme More foi tocada pela primeira vez por uma rádio norte-americana. Gimme More foi o primeiro single do quinto álbum de estúdio da cantora.
Seu retorno oficial foi no Video Music Awards da MTV norte-americana no dia 9 de Setembro de 2007, porém, foi muito criticada porque estava tensa, fora de forma e nervosa revelando uma postura pouco entusiasmante. Britney cantou um pouco da canção "Trouble" de Elvis Presley e o novo Single Gimme More.
A canção "Gimme More" foi lançada oficialmente no dia 18 de setembro de 2007, e ficou em primeiro lugar em nove países na loja digital iTunes, sendo esses países Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, França, Alemanha, Irlanda, Austrália, Luxemburgo e Nova Zelândia. Em meados de setembro de 2007, Gimme More saltou de #68 para #3 na Billboard Hot 100, parada musical mais importante do mundo. Também atingiu #16 na parada das músicas mais executadas nos Estados Unidos, sendo superado depois por Piece Of Me, que chegou a #1. Mais também devemos lembrar que a alguns anos atrás, a Billboard passou a contar como referência a parada de downloads digitais também, o que, se tivesse acontecido antes, hits como Toxic ou Oops!… I Did It Again provavelmente teriam chegado a #1.
O videoclipe de "Gimme More" foi lançado no dia 5 de outubro de 2007, no iTunes, onde Britney era duas personagens, uma Stripper morena e a mulher loira que fica apenas observando-a dançar.
O lançamento do álbum foi no dia 30 de outubro de 2007, e em menos de 24 horas de vendas, alcançou o 1º lugar em cinco países.
O álbum Blackout recebeu diversos elogios, que vão de "Este álbum é melhor do que qualquer coisa que Gwen Stefani já fez" até "Neste álbum não tem mais canções bonitinhas, como I'm Not a Girl Not Yet a Woman". Um crítico chamou-o de "Um triunfo" e a BBC decretou: "É uma obra-prima". O site britânico PopJustice, especializado em cultura pop, disse que o quinto álbum da Britney "É realmente brilhante" e de acordo com o jornal britânico Times Online "A cantora já tem um bom motivo para voltar a sorrir porque o novo álbum é bem mais coerente que os recentes sucessos de seus colegas do Clube do Mickey, Justin Timberlake e Christina Aguilera. As músicas Perfect Lover e Toy Soldier são simplesmente duas das mais belas canções que já apareceram em qualquer CD lançado esse ano". A revista Época, que é considerada uma das maiores revistas informativas do Brasil, rasgou elogios ao disco em uma matéria intitulada de 'A decadência fez bem a ela' onde dizia: "O que explica, então, que Britney Spears tenha acabado de lançar o melhor álbum de sua carreira e, muito mais que isso, um dos melhores discos de pop dos últimos anos? A resposta é a produção de qualidade desconcertante de Blackout. O álbum, que acaba de sair no Brasil, pulsa, destrói os próprios limites e experimenta formatos inauditos para a música dançante. É como se o melhor das pistas de 2017 caísse por uma fresta do espaço-tempo. São batidas tão boas que dá vontade de isolá-las do espectro sonoro, dar-lhes corpo físico e moldura-las na parede".[80][81][82]
"Blackout" foi o único álbum da cantora que não estreou em #1 na Billboard 200. Isso porque, minutos antes do fechamento de contabilizações, a Billboard alterou as suas regras de contabilização de charts. Britney acabou ficando em #2 com mais de 290 mil cópias vendidas, perdendo apenas para o álbum do grupo veterano Eagles, Long Road Out of Eden, que custava apenas 3 dólares.[83]
Porém, mesmo que "Blackout" recebesse uma massiva divulgação, como aconteceu com o In the Zone, seria pouco provável que a cantora ultrapassasse o grupo, tendo em vista que, este é o primeiro álbum de inéditas dos Eagles depois de 28 anos e custava apenas 3 dólares.
O quinto álbum de inéditas da Britney vendeu aproximadamente 690 mil cópias em duas semanas, um excelente número, tendo visto que nos últimos tempos tem sido muito difícil vender uma quantidade de cópias tão boas quanto em 1999, já que há pirataria dos álbuns, principalmente pela internet. Em Portugal, o álbum estreou em #10 no Top 30 Nacional de Vendas, de acordo com a Associação Fonográfica Portuguesa.
O 2º single "Piece of Me" fez um grande sucesso por todo o mundo e manteve-se no topo do TRL americano. O clipe foi feito em 2 dias e foi o mais caro da história de Britney depois de "Toxic". Foram usadas várias modelos parecidas com Britney que são atacadas por papparazis. Ela também coreografou o videoclipe de Piece of Me, só que dessa vez não usou psêudonimos.
"Blackout" foi eleito o melhor álbum de 2007 segundo enquete feita no site da Billboard[84][85] e segundo enquete feita no site terra espanhol.[86] O álbum ganhou o prêmio de "Melhor Álbum Internacional" na edição de 2008 do NRJ Music Awards, na França.[87][88]
"Blackout" também ficou entre os 50 melhores álbuns de 2007 segundo a Rolling Stone[89] e Piece of Me ficou na #15 posição na lista das 100 melhores músicas de 2007 da Rolling Stone.[90] No Brasil, o álbum ficou na lista dos 10 melhores álbuns de 2007.[91][92]
O terceiro single do "Blackout" intitulado "Break The Ice", fez muito sucesso e estreou na parada americana de clipes (TRL) em oitavo lugar. Também bateu todos os recordes da Hit list da MTV de Portugal, ficando em #1 duante toda a sua estadia na contagem, passando o recorde do Tokio Hotel.[93][94] Ainda na Hit List, Piece of Me foi o primeiro vídeo do programa a começar em #1 e a acabar em #1.
Britney gravou uma participação especial no seriado How I Met Your Mother que foi ao ar nos Estados Unidos no dia 24 de março de 2008, pelo canal CBS.[95] Devido ao sucesso e aos elogios da crítica,[96] gravou outra que foi ao ar no dia 12 de maio.[97][98] Os episódios tiveram tanto destaque que Britney foi capa da TV Guide apenas pela participação.[99] A primeira participação de Britney levou a série a melhor pontuação desde sua criação e de acordo com o site FormulaTV, o segundo episódio onde Britney aparece na série chegou a ficar em terceiro lugar na corrida pela audiência americana sendo vista por mais de 9 milhões de telespectadores.[100] Britney recebeu o prêmio de "O mais recente na TV" no TV.com Awards por sua participação na série How I Met Your Mother[101] e uma indicação ao People's Choice Awards na categoria "Favorite Scene-Stealing Guest Star" (estrela favorita por roubar a cena).[102]
No mês de Junho de 2008, Britney gravou uma participação especial no clipe When I Grow Up das Pussycat Dolls.[103][104] Segundo o diretor do vídeo, Joseph Kahn, foi uma participação pequena mas bem interessante. A participação de Spears, tinha o objetivo de aumentar a popularidade da música, só que a participação de Britney foi cortada na edição final.[105][106]
Britney fez participações especiais na turnê da Madonna, Sticky & Sweet Tour, em 2008. A participação consistia em um vídeo com a imagem de Spears, que foi introduzido num telão gigante enquanto Madonna cantava Human Nature. O vídeo mostrava Britney num elevador fechado, que acabava ficando desesperada. No fim da canção podia-se ouvir Britney dizendo It's Britney b****!.[107][108][109]
No dia 7 de Setembro de 2008 apresentou-se no VMA, abrindo a cerimônia. Britney também se destacou por ganhar todos os prêmios em que foi indicada, incluindo Vídeo do Ano por "Piece of Me".[110][111][112][113]
A SonyBMG fez uma lista com seus artistas que mais ganharam fãs na atualidade. O álbum Blackout fez Spears ganhar cerca de 817 mil fãs a mais em todo o mundo.
No total, o "Blackout" vendeu mais de 3,6 milhões de cópias no mundo.[114][115][116]
Em Novembro de 2009, o jornal britânico The Times, elegeu Blackout o 5° maior e melhor Álbum Pop lançado na História, dentre os 100 álbuns selecionados, onde ficaram de fora artistas como Beyoncé,Christina Aguilera e Lady GaGa.
2008–2009: Sucesso comercial e conservadorismo na vida pessoal
Ver artigo principal: Circus
Britney durante a performance de Womanizer em sua nova turnê.
Uma rádio americana teve que pagar 250 mil dólares pela exibição prematura da música "Womanizer".[117] No dia 26 de Setembro de 2008, estreou nas pricipais rádios estadunidenses o novo single de Spears, intitulado Womanizer. A crítica elogiou a nova música dizendo ser madura e consistente.[118][119] Em busca de levar o novo single da Britney, "Womanizer", ao topo das paradas logo na sua primeira semana, os fãs do mundo inteiro se mobilizaram a fazer um download day no dia 7 de outubro de 2008, o dia exato que o single foi disponibilizado no iTunes.[120] A música alcançou o sucesso imediato quebrando vários recordes na Billboard Hot 100,[121] entre eles, o maior salto para a primeira posição (da 96ª posição para o 1º lugar) e a maior estreia de vendas digitais de uma artista feminina (+286 mil). No Brasil, a música ficou em #1 no Hot 100 Singles por quatro semanas consecutivas.[122]
Britney participou do show de Madonna em Los Angeles, no estádio dos Dodgers, na quinta-feira 6 de novembro de 2008. Na Sticky & Sweet Tour, elas cantaram a música Human Nature.[123][124][125] No mesmo dia aconteceu o MTV Europe Music Awards e Britney mais uma vez foi a grande campeã, levando os prêmios de álbum do ano por "Blackout" e artista de 2008.[126][127][128][129] Como Britney não pode ir, agradeceu por dois vídeos gravados.
No dia 16 de novembro de 2008 foi ao ar na MTV americana o último programa do Total Request Live. O programa encerrou presenteando o clipe de "…Baby One More Time" como o clipe mais influente de toda a história do TRL.[130]
A crítica recebeu bem o sexto álbum da Britney. O site PopJustice publicou uma review do promo do álbum "Circus": "É o Blackout 2.0, isso são boas notícias já que Blackout foi um grande álbum, mas parece incluir muito mais exibicionismo. Nós provavelmente daremos uma nota 7/10, mas é difícil predizer um álbum da Britney".[131] A Rolling Stone declarou: "O aventureiro pop e cluber de seu sexto álbum teria sido uma ótima continuação do In the Zone de 2003. Os produtores de Toxic, Bloodshy & Avant, fazem parte do projeto novamente com a melódica e brilhante Unusual You. A produção de Max Martin em If U Seek Amy é atrevida e divertida e a faixa ofensiva à paparazzi Kill the Lights retoma a sintona do Blackout. Este será o álbum que marcará o seu status de lendária". Veredito: 3 estrelas e meia de 5 (o mesmo ganho pelo "Blackout" e superior ao "Britney" de 2001).[132][133] O Site Metacritic.com, que reúne resenhas críticas de muitas fontes, atribuiu a "Circus" um "escore global de 66 (sendo o máximo possível 100)". O New York Times disse que "suas novas canções são dance-pop esperto e refrescante".[134] A Billboard também fez um review de "Circus": "Da abertura com Womanizer para a canção de arrependimento Blur, Circus dá ao pop um significado totalmente novo, conforme a cantora faz um trabalho duplo como uma diva do dance e uma melancólica de coração partido. Essa não é uma mistura fácil, mas quando Spears deixa de lado o trauma de tablóides e se junta com os produtores certos - nesse álbum são Guy Sigsworth, Danja, Dr. Luke e Max Martin - ela está em seu território. Se os censores ouvirem cuidadosamente o jogo de palavras marcante no refrão de If U Seek Amy, poderia ir além dos clubes para a rádio".[135]
Em 27 de novembro Britney voltou aos palcos para fazer mais um marco em sua carreira com a era "Circus". Na cerimônia de premiação do Bambi Awards, em Offenburg na Alemanha, Britney cantou a música "Womanizer" e recebeu o prêmio de "Melhor Popstar Internacional".[136][137][138]
Em 28 de novembro Britney se apresentou no programa francês Star Academy cantando a música "Womanizer". Ela também foi homenageada pelos participantes que cantaram "…Baby One More Time" e "Oops!… I Did It Again". Britney conseguiu 25,8% da audiência dos franceses com um total de 5,64 milhões de telespectadores. Esta foi a maior audiência do programa nesta temporada, onde seu ibope aumentou em nada menos que 710 mil telespectadores comparando à semana passada. O programa que trouxe Spears a França, foi o programa mais assistido entre os jovens de 15 a 34 anos, conseguindo um total de 34% de audiência entre eles. Mas não foi só na televisão que Britney quebrou recordes, ela também foi a rainha da internet. Mais de 100 mil pessoas acompanharam a aparição da cantora através do site do programa e mais de 50 mil pessoas acompanharam através do MSN Videos.[139]
Em 29 de novembro Britney se apresentou no programa britânico X Factor cantando "Womanizer". Os participantes cantaram vários hits da carreira da Britney: "Toxic", "Sometimes", "I'm Not a Girl, Not Yet a Woman" e "…Baby One More Time". Além de ser uma semifinal, o programa que trouxe Spears teve um aumento de audiência de 9,48 milhões de telespectadores, mais de 50% do que em toda sua temporada além de obter a maior audiência de todas as temporadas.[140]
Britney conseguiu alavancar a audiência tanto do "Star Academy", ao que cantou na sexta-feira na França[139] quanto do "X-Factor" no Reino Unido que contou com a participação da cantora no Sábado.[140]
Em 1 de dezembro foi ao ar na MTV americana o documentário "Britney: For the Record". Antes do documentário foi exibido um programa especial que fez uma contagem regressiva para o "For The Record" e exibiu alguns momentos marcantes da carreira da Britney, onde ela comentava sobre eles durante a exibição no telão. Os fãs foram convidados para participar desse especial.[141] O documentário foi assistido por mais de 3.7 milhões de pessoas de acordo com a assessoria do canal a cabo. Esse número é bastante alto para a MTV.[142] Na Suécia o documentário teve um final diferente, que mostrou Britney e a sua equipe no campo, também mostrando-a dirigindo seu carro.[143]
Britney Spears no lançamento de Circus em seu 27º aniversário.
Também em 2008, Britney lançou seu sexto álbum de inéditas chamado "Circus". A data de lançamento foi no dia do seu aniversário de 27 anos, em 2 de dezembro.
Em 2 de dezembro, no dia de seu aniversário, Britney se apresentou no Good Morning America cantando "Circus" e "Womanizer".[144] Dentre as apresentações de Spears, celebridades como Reese Witherspoon, John Travolta, Nicollette Sheridan, Teri Hatcher e Hugh Jackman, desejaram feliz aniversário à cantora. "Você está demais!", disse Witherspoon, "E eu espero que você tenha um grande dia!". A cantora country Taylor Swift adiciona: "Você está oficialmente demais para seus 27 anos!".[145]
O sexto álbum da Britney, "Circus", chegou ao topo da lista dos CDs mais baixados legalmente via internet pelo portal iTunes, da Apple. "Circus" em sua versão deluxe, que inclui bonus tracks como "Rock Me In" e "Phonography" além de um DVD com o making off do álbum e o clipe de "Womanizer", ultrapassou o bem sucedido CD 808s & Heartbreak de Kanye West e se estabeleceu em #1. A versão normal de 13 faixas também está no ranking em #13.[146] Após menos de um dia de sua disponibilização no iTunes, o vídeo de "Circus" já era o clipe mais baixado no portal da Apple e "Womanizer" se manteve na lista dos vídeos mais baixados em #5.[147]
Britney possui a maior venda de 2008 no primeiro dia, batendo Taylor Swift com mais de 219 mil cópias[148] e conseguiu a segunda melhor vendagem feminina de 2008 em sua semana de estreia, ficando atrás somente de Taylor Swift, que debutou semanas atrás com quase 600 mil cópias.[149]"Circus" vendeu mais de 505 mil cópias nos Estados Unidos na semana de estreia, fazendo Spears a única artista na história do Nielsen SoundScan (que monitora as vendas de música nos últimos 17 anos) à ter quatro álbuns debutando com 500 mil ou mais. Dentre as artistas femininas, apenas quatro conseguiram mais álbuns #1: Barbra Streisand (oito), Madonna (sete), Mariah Carey e Janet Jackson (ambas com seis). Na Billboard Hot 100, Spears consegue sua primeira estreia no top 10 quando a faixa título do CD, "Circus", estreia em #3. A canção estreia ainda em #1 no Hot Digital Songs com mais de 212 mil downloads.[150] Com seu single #1 "Womanizer" em #10 no Hot 100, Spears consegue duas faixas no top 10 da parada simultaneamente pela primeira vez em sua carreira. A surpresa ficou por conta de "Shattered Glass" (#70) e "If U Seek Amy" (#86), duas faixas não lançadas oficialmente como single e que adentraram no top 100 da Billboard devido ao excelente número de downloads.[151][152][153]
Na United World Chart, embora não tenha conseguido o #1, o sexto álbum de estúdio da princesa do pop estreou em #2 com exatas 814 mil cópias vendidas. Essa é a maior vendagem de uma artista feminina ao redor do mundo em sua primeira semana de 2008.[154] O álbum foi #1 nos Estados Unidos, no Brasil, Canadá, Japão, México e Suíça, segundo a Jive Records. E figurou entre os Top 10 em sete outros países, incluindo a Grã-Bretanha, onde estreou em #4.[155] Na mesma semana, Britney também conseguiu emplacar dois singles no Top 10 da United World Chart simultaneamente: "Womanizer" em #1 e "Circus" debutando em #8.
Em 15 de dezembro, Britney se apresentou no programa japonês Hey Hey Hey cantando o hit "Womanizer". Spears também fez uma pequena entrevista e pudemos rever momentos da cantora no programa, além de cenas de clipes antigos.[156]
Em 16 de dezembro, Britney se apresentou na premiação japonesa NTV Best Artist 2008 cantando "Womanizer".[157]
Britney Spears em apresentação da turnê The Circus Starring: Britney Spears, em Boston.
Repetindo o feito do "Blackout", "Circus" foi eleito o melhor álbum do ano segundo enquete feita no site da Billboard.[158][159]
O hit "Womanizer" chegou ao #1 no Mediabase com mais de 3 milhões de audiência, sendo o quarto single a chegar ao topo.[160] Os outros foram "…Baby One More Time", "Oops!… I Did It Again" e "Toxic".
O Mediabase elabora uma parada musical com base na análise e monitoramento de aproximadamente 2.000 estações de rádio dos Estados Unidos e Canadá.
Após 3 semanas, Britney chegou ao topo da lista dos CDs mais vendidos em todo o mundo com "Circus". Foram duas semanas em #2 e agora, a princesa do pop enfim chega ao topo. "Circus" vendeu 412 mil cópias ao redor do mundo esta semana, e já totaliza mais de 1,6 milhão vendidos desde seu lançamento.[161]
Em sua sexta semana, "Circus" vendeu um total de 106 mil cópias permanecendo em #1 pela quarta semana consecutiva no Mediatraffic, parada que contabiliza os álbuns mais vendidos no mundo. Até o momento, "Circus" já vendeu mais de 3,5 milhões de cópias no mundo.[162]
Britney ganhou dois prêmios no NRJ Music Awards 2009, na França, de melhor artista feminina internacional e vídeo do ano por "Womanizer".[163][164]
No dia 3 de março de 2009, na New Orleans Arena em Nova Orleans nos Estados Unidos, Britney começou a sua 5ª turnê mundial The Circus Starring: Britney Spears. Esta é a primeira turnê mundial da Britney desde The Onyx Hotel Tour que ocorreu em 2004. A turnê percorrerá a América do Norte e Europa em suas primeiras datas. O nome da turnê faz referência a como eram anunciadas as grandes atrações circenses de antigamente.
"Circus" alcançou o #1 no Mediabase, tornando-se a quinta música da Britney a alcançar o primeiro lugar. A música está com um total de mais de 6 milhões de audiência.[165][166][167]
Britney ganhou o prêmio de melhores movimentos em um vídeo por "Circus" no MTV Australia Awards 2009.[168][169]
Em abril de 2009, Spears declarou o seu apoio para o casamento entre pessoas do mesmo sexo para a mídia, após o controverso incidente ocorrido durante o Miss E.U.A. onde a contestante Carrie Prejean, representando a Califórnia, manifestou a sua desaprovação sobre uniões entre pessoas do mesmo sexo. A mensagem deixada por Spears em seu Twitter foi "Amor é amor! As pessoas deveriam poder fazer aquilo que as deixam felizes!".[170][171]
Britney foi eleita a quarta mulher mais sexy do mundo na lista da revista FHM em 2009.[172] Britney já ocupou o topo da lista em 2004.[173][174]
Após anos de ausência, a revista Forbes listou Spears como a décima terceira celebridade mais poderosa do mundo por ter lucrado mais de 25 milhões de dólares entre junho de 2008 e junho de 2009.[175] Entre as celebridades com menos de 30 anos, Britney ficou com a quarta posição. Britney já ocupou o topo da lista em 2002.[176][177]
Em junho de 2009, foi confirmado que Spears está namorando seu agente Jason Trawick.[178]
A turnê The Circus Starring: Britney Spears tornou-se a turnê mais lucrativa de 2009 até o momento,[179] lucrando mais de 4 milhões de dólares nos seus 13 primeiros shows.[180] Até o momento a turnê já lucrou, em sua primeira etapa na América do Norte, 61.576.699 de dólares com um público de 619.311 pessoas, o que corresponde a 100% dos ingressos vendidos.[181]
Segundo o Pollstar Box Office Department, a Circus Tour é a turnê que mais arrecadou até o momento nos Estados Unidos. Com 37 shows em 30 cidades, a primeira parte da turnê em território norte americano teve todos os ingressos vendidos. A média do valor dos bilhetes ficou em 99,29 dólares, com um total bruto arrecadado de 61,5 milhões de dólares. Já no ranking mundial, Britney ocupa a 3ª posição até o momento, totalizando a arrecadação da Circus Tour em 74,6 milhões de dólares, com 48 apresentações. Lembrando que foram considerados apenas 11 shows fora dos Estados Unidos, já que a contagem contempla apenas os shows feitos no primeiro semestre deste ano. A Circus Tour foi idealizada e planejada, com toda a sua estrutura de palco, para ser realizada em arenas fechadas. E mesmo com shows nessas arenas, que no geral possuem uma capacidade máxima para comportar até 20 mil pessoas, Britney consegue manter bons números na arrecadação. Imagine se fosse em estádios?[182][183]
Britney ganhou o prêmio de melhor vídeo pop por "Womanizer" no MTV Video Music Awards 2009.
Em 11 de Dezembro de 2009, a Billboard divulgou várias listas dos que mais venderam na década. Britney foi a artista feminina que mais vendeu álbuns. Circus foi o 23° álbum mais vendido da década digitalmente, e os singles Womanizer e Circus ocuparam a #29 e #45 respectivamente.
A The Circus Starring: Britney Spears foi eleita pelo "All Headline News" como a Melhor Turnê de 2009.
Em 2009, o "Hot 100 Brasil" divulgou a lista das músicas mais tocadas no país. Britney foi a mais ouvida pelos brasileiros com a canção Circus que ocupou o #1. If U Seek Amy ficou em #22, Womanizer figurou em #39, Radar ficou em #53, e até a recém-lançada "3", carro-chefe do The Singles Collection, foi a #38 música mais tocada do Brasil.
The Singles Collection, os 10 Anos de Carreira e o Sétimo álbum de estúdio
Ver artigo principal: The Singles Collection
Durante os seus 10 anos de carreira, Britney teve cinco álbuns no primeiro lugar da Billboard Top 100 Album Chart, assim como 23 hits no Top 40 do Billboard Pop Singles Chart. No mundo, Britney é uma das artistas que mais vendeu discos na última década, constantemente liderando as paradas de sucesso com os álbuns …Baby One More Time (1999); Oops!…I Did It Again (2000); Britney (2001); In The Zone (2003); Blackout (2007) e Circus (2008). Ao todo, ela já vendeu no mundo cerca de 63 milhões de cópias.[184]
Em setembro de 2009 é noticiado, através de seu Site Oficial que será lançado sua segunda coletânea, chamada The Singles Collection e no dia 29 de setembro de 2009 chega nas rádios do mundo inteiro seu novo single, carro-chefe de sua nova coletânea, denominado "3" (three), na música, Spears alterna para uma batida forte e uma letra - criada por Max Martin - bem extrovertida. Em "3", é citado no nome de um famoso grupo musical, Peter, Paul & Mary ou PP & M. A música fala sobre o trio fazendo sexo a três, mas a música não fala apenas isso! Com uma batida forte e chamativa, "3" em poucas horas vira uma febre no mundo inteiro. Nessa mesma época é finalizada a terceira parte da turnê The Circus Starring: Britney Spears que foi finalizada em Las Vegas, com uma suposta gravação de DVD, mas nada foi concreto. Outubro, Britney fica de férias da turnê, provavelmente, para divulgar sua coletânea e o novo single, mas logo depois volta com a turnê na Austrália.
Britney ganhou pela primeira vez o prêmio de Artista Internacional do Ano no MTV Video Music Brasil 2009.[185]
E em clima de comemoração, não apenas pelos 10 anos de carreira de Britney, mas também pelo final da década, Britney foi eleita pelo PopEater.com a Artista da Década, foi eleita também a Artista mais influente da Década pelo VH1, além de ser a artista mais tocada de 2009, na principal rádio de Nova York, a Z100.
Em Dezembro de 2009, o site Ask.com, publicou a lista dos termos mais procurados da década, e Britney ficou no 1°lugar.
O jornal Los Angeles Times realizou uma lista dos artistas que mais arrecadaram ao longo da última década, somente nos Estados Unidos. Foi tido em conta os ganhos nas vendas de bilhetes nas digressões e nas vendas dos álbuns, não incluindo outros, como filmes, publicidade, merchandising, direitos de imagem, etc. Britney Spears encontra-se na 10ª posição da lista, com 494,3 milhões de dólares ganhos nos últimos dez anos. Desta quantidade, $195,7 milhões foram as entradas para os concertos (não incluíndo merchandising), e $298,6 milhões correspondem à venda de álbuns. Britney é a artista mais jovem e a 2ª artista feminina da lista. A primeira posição, ocupada por Celine Dion, se deveu, entre outras coisas, ao seu contrato milionário de cinco anos de concertos em Las Vegas.
Em novembro, a Jive afirmou que Spears esta planejando um novo álbum para ser lançado em Julho ou Setembro de 2010. Eles também afirmaram que ela estava trabalhando com colaboradores como Fernando Garibay, David Guetta, Nate Hills, Sean Garrett, Rodney Jerkins e Max Martin. Em 5 de janeiro de 2010 a estação de rádio KIIS-FM, informou que Britney estaria lançando um novo single para bater as ondas de rádio em março deste ano. Eles também sugeriram que o single será a faixa produzida por David Guetta. Um dos outros produtores do álbum, Jon Asher, também comentou ao New York Post em próximo álbum de Britney, afirmando que irá apresentar a epopeia de gênero Pop, um gênero que "não é o seu quotidiano som pop love bug. Seus ritmos otimista e sons com significado emocional letras que as pessoas podem sentir. Algo que realmente o move ".
A voz
Britney Spears é classificada como Soprano Soubrette e possui um registro vocal de 3 oitavas (C3-C6).
Nota mais alta: C6 (ao vivo em "Britney sings opera" nos Extras do DVD Britney & Kevin - Chaotic); e um B5 (Lucky e Sometimes)
Nota mais Baixa: C3 (Don't Let Me Be The Last To Know - Live in Las Vegas, Oops!… I Did It Again)
Nota mais Longa: 8s (Breathe on Me) 5s (I Will Be There - Live At Disney Concert )
Discografia
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário