segunda-feira, 22 de novembro de 2010
Artista Da Semana
Shakira
Origem: Wikipédia
Nome completo Shakira Isabel Mebarak Ripoll
Data de nascimento 2 de Fevereiro de 1977 (33 anos)
Origem Barranquilla
Músicas de Shakira nas Novelas da Globo:
Música Novela
1996 "Donde Estás Corazón (Remix Single)" Salsa e Merengue
1998 "No Creo" Meu Bem Querer
1999 "Inevitable (Soft Final Ballad)" Andando nas Nuvens
2001 "Whenever, Wherever" O Clone
2002 "Fool" O Beijo do Vampiro
2003 "Te Dejo Madrid" Mulheres Apaixonadas
2006 "Obtener Un Sí" Páginas da Vida
2009 "Did It Again" Viver a Vida
2010 "Gypsy" Ti Ti Ti
Shakira Isabel Mebarak Ripoll (Barranquilla, 2 de Fevereiro de 1977) é uma cantora, compositora, coreógrafa, produtora, filantropa, dançarina e atriz colombiana.
Vencedora de 2 prémios Grammy, 8 Latin Grammy, 4 VMA, 1 EMA, 2 AMA, 3 BMA, 14 Latin Billboard Awards e 3 WMA.
Shakira já vendeu mais de 50 milhões de álbuns no mundo segundo a BMI,[1] sendo uma das maiores vendedoras de discos nos anos 2000.[2][3]
Conhecida por manejar ritmos com habilidade e por seu tom de voz diferenciado, Shakira mescla elementos da música latina, americana e até mesmo libanesa nas suas canções, tudo isto amarrado numa clara influência do rock.
Essa ampla rede de ritmos é identificável em canções como "Ciega, Sordomuda" (em que há nítidas influências mexicanas), "Ojos Así" e "Suerte" (dotadas de sons andinos )
Shakira álbum de estréia, Magia , foi gravado com Sony Music, em 1990, quando tinha apenas treze anos. As canções são uma coleção de escritos por ela desde que tinha 8 anos, misto pop-rock romance s e disco com acompanhamento eletrônico, no entanto, foi prejudicada pela falta de registro e coesão produção. O álbum foi lançado em 1991 e contou com Magia e três outros singles. Apesar de ter se saído bem nas rádios da Colômbia dando exposição à jovem Shakira, o álbum não foi bem sucedido comercialmente e vídeo para a música Magia tornou-se primeiro vídeo pop nacional na Colômbia. Após a aclamação de Magia, o rótulo de Shakira pediu de volta ao estúdio para lançar uma continuação com mais canções de sucesso, para dar o potencial álbum.
Embora pouco conhecido fora de sua Colômbia natal, Shakira foi convidada para se apresentar no Chile no Viña del Mar Festival Internacional da Canção em Fevereiro de 1993. O festival deu aspirantes a cantores latino-americanos a chance de realizar suas canções, e o vencedor foi escolhido por um painel de juízes. Shakira interpretou a balada "Eres" ("You Are") e ganhou o troféu pelo terceiro lugar. Um dos juízes que nela votaram era Ricky Martin.
O segundo álbum Peligro do mesmo género foi lançado em 1993, mas Shakira não estava satisfeita com o resultado final, principalmente a questão da produção. O álbum foi melhor recebido do que Magia, embora ele também tenha sido considerado um fracasso comercial, devido à recusa de Shakira para anunciá-lo. Shakira decidiu, então, dar um hiato na gravação para que se pudesse graduar da escola. No mesmo ano, Shakira estrelou a série de TV colombiana "O Oasis", vagamente baseada na tragédia Armero.
[editar] 1995-1997: Pies Descalzos
Shakira originalmente gravou a canção ¿Dónde Estás Corazón? (mais tarde lançada no seu álbum Pies Descalzos) para a coletânea "Nuestro Rock" em 1995, lançado exclusivamente na Colômbia. Shakira também gravou três faixas em Português intituladas "Estou Aqui", "Um Pouco de Amor" e "Pés descalços".
Shakira voltou a gravar em 1995 com Luis F. Ochoa, com influências musicais de vários países que afetaram alguns dos seus próximos álbuns, e fez seu terceiro álbum de estúdio, Pies Descalzos. A gravação do álbum começou em fevereiro de 1995, após o sucesso de seu single ¿Dónde Estás Corazón?. A Sony deu a Shakira 100 mil dólares para produzir o álbum, uma vez que previu que o álbum não venderia 100.000 cópias. Iniciando com este álbum, Shakira começou a produzir sua própria música, aperfeiçoando sua voz e acima de tudo, o controle criativo sobre sua música. Altamente influenciado pelo mercado alternativo americano e grupos britânicos, como The Pretenders , o álbum foi apresentado no decente e pequeno auditório do teatro em castelhano La Bogotá em 6 de outubro de 1995. As músicas do álbum são melódicas, musicalmente surpreendente e corajoso, com letras intelectuais e uma mistura eletrônico / acústico que efetivamente quebrou o molde da fórmula pop latino, com um som autêntico, que não tinha sido ouvido antes.
O álbum foi lançado internacionalmente em 13 de fevereiro de 1996. Estreou em # 1 em 8 países diferentes. No entanto, no Billboard 200 o álbum alcançou a posição # 180 e # pico de 5 no Billboard Top Latin Albums. O álbum gerou seis hit-singles Estoy Aqui (E.U. Latin # 2), ¿Dónde Estás Corazón? (E.U.A. Latin # 5), Pies Descalzos, Sueños Blancos, Un Poco De Amor (Latin # 6), Antologia (E.U. América # 15) e Se Quiere, Se Mata (Latin # 8).
Em Março de 1996, Shakira realizou a sua primeira turnê internacional chamada simplesmente de "Turismo Pies Descalzos", e ficou triste com a morte de vários fãs por causa da multidão descontrolada de 50.000 pessoas no concerto de sua cidade natal Barranquilla. Um ano depois, Shakira recebeu três Billboard Latin Music Awards para Álbum do Ano (Pies Descalzos), Vídeo do Ano (Estoy Aqui) e Melhor Novo Artista.
Pies Descalzos vendeu mais de 5 milhões de cópias, liberando de um álbum de remixes, intitulado simplesmente The Remixes. The Remixes também incluia versões em português de algumas de suas canções mais conhecidas, resultado de seu sucesso no mercado brasileiro, onde Pies Descalzos vendeu quase um milhões de cópias.
[editar] 1998-2000: ¿Dónde Estan Los Ladrones?
Tendo recebido um World Music Award como melhor artista latina, Shakira já preparava alguns novos materiais de seu segundo disco internacional. Ela foi escolhida entre dezenas de cantores latinos para estampar a capa da revista Time, no artigo intitulado Era da rockera.
Seu quarto álbum,¿ Dónde Estan Los Ladrones ? (Onde estão os ladrões?) produzido inteiramente pela própria Shakira e Emilio Estefan, Jr. como produtor executivo executivo, foi lançado em 28 de setembro de 1998. O álbum, inspirado por um incidente em um aeroporto em que uma mala cheia de sua letra escrita foi roubado, se tornou um hit maior que Pies Descalzos. No dia de seu lançamento oficial em Miami, o álbum vendeu de 300 mil cópias em um dia. All Music Guide e Rolling Stone deu ao álbum 4,5 / 5 estrelas e Donde Estan Los Ladrones atingiu a posição # 131 em pico os E.U.A. Billboard 200. Ele vendeu mais de 1,5 milhão de cópias nos os E.U. sozinho, tornando-o um dos melhores discos vendidos em espanhol nos E.U.A. Oito das onze faixas do álbum tornou-se singles, incluindo Ciega, Sordomuda (E.U.A. latin # 1), Moscas En La Casa (E.U.A. América # 25), No Creo (E.U. Latina # 9, E.U. # 74), Inevitable (E.U. América # 3), Tú (E.U. América # 1, # E.U. 95), Si Te Vas, Octavo Día, e as mundialmente famosas, árabe tinged Ojos Así (# E.U. Latina 22). As duas últimas canções de Shakira ganharam um Latin Grammy, cada um.
Eventualmente, ¿Donde Estan Los Ladrones? já vendeu dez milhões de cópias no mundo todo. Shakira também recebeu seu primeiro Grammy Award, em 1999, para Grammy Latino de Melhor Rock /Álbum Alternativo. O seu primeiro álbum ao vivo, MTV Unplugged foi gravado em Nova York, em 12 de agosto de 1999. Aclamado pela crítica americana, é classificado como um dos seus melhores performances ao vivo. O álbum acústico ganhou o Prêmio Grammy de Melhor Álbum Pop Latino em 2001 e ganhou as vendas de 5 milhões de CD's em todo o mundo. Em Março de 2000, Shakira embarcou em sua turnê de dois meses pela América Latina e Estados Unidos. Em agosto de 2000, ela ganhou um MTV Video Music Award na categoria extinta do People's Choice - Artista Internacional Favorito para Ojos Asi. Em 9 de setembro de 2000, "Ojos Así" realizado na cerimónia inaugural de Latin Grammy Awards, onde ela foi indicada em cinco categorias: Álbum do Ano Melhor e Melhor Álbum Pop Vocal Feminino para MTV Unplugged, Melhor Performance Rock Vocal Feminino para Octavo Dia, Performance Vocal Pop Feminino e Latin Grammy Award para Best Short Form Music Video para Ojos Asi, mas ganhou apenas em dois deles. A performance de Shakira Ojos Asi foi votada como a maior apresentação de Grammy Latino de todos os tempos.
[editar] 2001-2004: Mudança de imagem e Laundry Service
Após o sucesso de¿Dónde Estan Los Ladrones?E MTV Unplugged, Shakira começou a trabalhar em um álbum de crossover para o Inglês. Graças ao enorme sucesso de outros atos, nomeadamente a de Ricky Martin, o cruzamento de artistas espanofonos para o mercado anglofono teve um grande impulso de popularidade no mainstream música e foi o próximo passo lógico na carreira de cantora. Shakira trabalhou por mais de um ano em novo material para o álbum.
"Whenever, Wherever" ("Suerte" na versão em espanhol) foi lançado como o primeiro single do primeiro álbum de Shakira Inglês em outubro de 2001. A música tem forte influência de música andina, incluindo charango e panpipes em sua instrumentação. A faixa foi produzida por Shakira, e foi um sucesso internacional.
O terceiro álbum de estúdio internacional e primeiro em Inglês Laundry Service (Servicio De Lavanderia na América Latina e Espanha) foi lançado em 13 de novembro de 2001. O álbum estreou no número 3 no Billboard 200 Albums. Sete faixas tornaram-se singles internacionais: "Whenever, Wherever" (E.U.A. # 6) / "Suerte" (E.U. Latin # 1), Underneath Your Clothes (E.U.A. # 9), Objection (Tango) (E.U.A. # 55) / Te Aviso, Te Anuncio (Tango) (E.U.A. Latin # 16), The One, Te dejo Madrid, Que me quedes tú (E.U.A. Latin # 1) e Poem to a Horse, como o tema principal da turnê mundial de Shakira, o [[turismo da] Mongoose]. Porque o álbum foi criado com a intenção de vender para um mercado de idioma Inglês, o rock e dance-espanhol obteve sucesso de crítica ligeira: alguns críticos alegaram que suas habilidades eram muito fracas em Inglês para ela escrever com Rolling Stones afirmando que "ela parece uma rematada tolice" ou "a magia de Shakira é perdida na tradução". Shakira também foi criticada por seus fãs na América Latina, aparentemente, abandonando suas raízes folk e rock contemporâneo pelo pop americano. Apesar disso, o álbum se tornou o álbum mais vendido de 2002, vendendo mais de 13 milhões de cópias no mundo inteiro. Por esta altura, Shakira também lançou quatro músicas para Pepsi, para a sua promoção nos mercados Inglês: "Pergunte para mais", "Mas Pide", "bater na minha porta" e "Pideme El Sol", incluída no Extended Play Pepsi CD.
Na Aerosmith's MTV Icon em Abril de 2002, Shakira executou "Dude (Looks Like a Lady)". Também em 2002, Shakira juntou-se a Cher, Whitney Houston, Celine Dion, Mary J. Blige, Anastacia e as Dixie Chicks por VH1 Divas Live Las Vegas. Em setembro de 2002, Shakira ganhou o extinto International Viewer's Choose Award no MTV Video Music Awards com "Whenever, Wherever". Shakira também venceu o Latin Grammy Award para a categoria de Best Short Form Music Video para a versão em espanhol deste vídeo. Melhor em Outubro do mesmo ano, ela ganhou cinco MTV Video Music Awards Latin America para "Melhor Artista Feminina", "Melhor Artista Pop", "Artista do Norte (Região)", "Vídeo do Ano" (para "Suerte") e "Artista do Ano". Laundry Service foi certificado pela RIAA tripla platina em junho e, portanto, ajudou a estabelecer a presença musical de Shakira no mercado norte-americano mainstream.
Em novembro de 2002, o rótulo de Shakira Sony BMG lançou sua maior compilação de hits espanhol Grandes Éxitos . Um DVD e faixa-ten álbum ao vivo, chamado Live & Off the Record , também foi lançado em 2004, atingindo vendas de 3 milhões de CDs em todo o mundo, e comemora o "Mongoose on Tour" que teve uma audiência mundial de 1,2 milhões de pessoas.
[editar] 2005-2007: Era "Fixações"
Shakira ficou fora dos holofotes por dois anos. Muitas possíveis datas de lançamento foram adiadas e ela anunciou o projeto Oral Fixation no início de 2005, com Rick Rubin como o produtor executivo. Fijación Oral, Vol. 1 , o primeiro álbum do projecto, foi lançado em 3 de junho de 2005 na Irlanda, em 6 de junho de 2005 na Europa e em 7 de junho de 2005 na América do Norte, América Latina e Austrália. O primeiro single do álbum, "La Tortura" (E.U.A. # 23), que apresenta o espanhol balladeer Alejandro Sanz, foi lançada como single em abril e alcançaram o sucesso em larga escala no rádio e diferentes formatos de gráfico. Ele alcançou um recorde de vinte e cinco semanas como número um na Billboard Hot Latin Tracks. Shakira se tornou a primeira artista a realizar uma canção em língua espanhola naMTV Video Music Awards. Contrariando as expectativas baixas, Fijación Oral vol. 1 foi muito bem recebido pelo público. Ele estreou no número quatro no Billboard 200 na semana de 15 de junho. De acordo com a publicação, o álbum vendeu 157 mil cópias em sua primeira semana de lançamento nos E.U.A., tornando-se a maior estréia de álbuns em língua espanhola. Na América Latina, no mesmo dia de seu lançamento oficial na Venezuela, que ganhou disco de platina, na Colômbia, Platina Triplo e no México, foi esgotado. O álbum vendeu mais de um milhão de cópias em três dias. Quatro outros singles foram liberados a seguir "La Tortura": " No" (E.U.A. Latin # 11), "Dia De Enero" (Colômbia # 1), "La Pared "(Espanha # 1) e em 2007 de " Las de la Intuicion ", que se tornou o último single # 1 posição chegar na Espanha e na Argentina por várias semanas e com Shakira com a brilhante peruca roxa e gravata preta em algumas cenas hiper-sexualizadas em seu vídeo de música com Jaume de La Iguana como o diretor do clipe.
Em 8 de fevereiro de 2006, Shakira ganhou seu segundo Grammy Award. Ela foi premiada na categoria de "Melhor Latin Rock / Alternative Album" (Fijación Oral Vol. 1.). Shakira recebeu quatro Grammy Latino em 2 de novembro de 2006: Gravação do Ano e Melhor Canção para "La Tortura", Melhor Álbum do Ano e Melhor Álbum Vocal Pop paraFijación Oral vol. 1.
Antes do lançamento de Oral Fixation, Vol. 2, Shakira apareceu na MTV Europe Music Awards 2005 em Lisboa, Portugal, onde ela cantou "Don't Bother", o primeiro single do álbum, poucos minutos antes de ganhar um prêmio na categoria de Melhor Artista Feminina e também na concessão de outros no mundo.
Oral Fixation Vol. 2 foi lançado em 29 de novembro de 2005 na América do Norte, Austrália e Europa continental. o álbum estreou em número de cinco no Billboard 200 Albums. Duas faixas do álbum, How Do You Do e Timor, provocou alguma controvérsia na época de seu lançamento nos países muçulmanos. A capa do álbum que apresenta Shakira à imagem de Eva com fruta proibida também foi considerada controversa, e teve de ser alterada em vários países. Don't Bother falha ao pico dentro do top 40 nos Estados Unidos (E.U.A. # 42). No início de 2006, o rapper haitiano Wyclef Jean se juntou a Shakira para gravar o segundo single para o álbum. "Hips Don't Lie", o maior hit do século 21, tornou-se o primeiro número um de Shakira no Billboard Hot 100, além de #1 em pelo menos 55 países. Shakira e Wyclef Jean também registrou Bamboo, versão desta canção de tema oficial da Copa do Mundo de 2006. Shakira, juntamente com Red Hot Chili Peppers, recebeu o maior número de nomeações para os 2006 MTV Video Music Awards, com "Hips Don't Lie", mas ganhou apenas o prêmio de Melhor coreografia . Shakira também lançou o terceiro e último single "Illegal" com Carlos Santana, que alcançou posições de topo em alguns países europeus e nos quadros de dança nos E.U. Em 10 de fevereiro de 2007 , Shakira participou do 49 Grammy Awards, e pela primeira vez ganhou a Melhor Colaboração Pop com Vocais para "Hips Don't Lie", com Wyclef Jean. Finalmente, Fixação Oral Vol. 2, vendeu mais de 8 milhões de cópias no mundo inteiro.
Shakira embarcou em sua quarta turnê, a mais longa, a Oral Fixation Tour, em junho de 2006. A turnê teve 125 shows entre 14 de junho, 2006 e 9 de julho de 2007. Ela se apresentou em 5 continentes: Ásia, Europa, América do Norte, América Latina e África, com a audiência mundial de mais de 2,5 milhões de pessoas. Durante essa turnê, Shakira executou um concerto livre no México em 27 de maio de 2007, com mais de 210 mil espectadores. Este concerto apresenta o recorde de maior presença em qualquer concerto na história mexicana. Shakira também realizou em 9 de julho de 2006, na final da Copa do Mundo, na Alemanha. Em 12 de novembro de 2007, o "Oral Fixation Tour (DVD)" foi lançado na América do Norte.
[editar] 2009-presente:She Wolf e 2010-presente:Sale El Sol
Durante um bate-papo online com seus fãs em El Heraldo, ela revelou que ela estava começando a escrever para seu novo álbum em Fevereiro de 2008. Além disso, na festa de lançamento do CD da cantora e compositora Shakirana na Colômbia, o pai de Shakira, William Mebarak Shakira, afirmou que está, atualmente, começando a escrever e produzir novas músicas para seu próximo álbum. Isso está sendo feito em "seu próprio estúdio", que muitos fãs pensam ser o estúdio em sua casa nas Bahamas.
Após duas semanas em Londres, Shakira voou para a Colômbia para um concerto de paz na Letícia (na fronteira de três vias de Colômbia, Peru e Brasil) com Carlos Vives. Seguida por centenas de milhares de colombianos, Shakira fez uma conclamação para a libertação de reféns mantidos pelos rebeldes na Colômbia e um fim de sequestros similares na região. Mais tarde, foi relatado por Noticias Caracol na Colômbia, que Shakira voltou para sua casa, no estúdio Bahamas e continuou a gravar "uma coisinha" com os membros da banda Vives.
Em 2 de julho de 2008, Shakira assinou um contrato de 10 anos com o Live Nation, o gigante da turnê internacional que começou a realizar lucrativos contratos para todos os fins. A gravadora vai abranger turnês, gravações, patrocínio e mercadorias em todo o mundo, ela anunciou. "Shakira é uma das poucas artistas verdadeiramente globais, disse Jason Garner, chefe global de música da Live Nation. "Ela pode vender música e bilhetes em quase todos os cantos do globo. Nem os representantes de Shakira, nem a Live Nation confirmaria o valor do negócio, mas pessoas próximas das negociações, disseram que, dependendo da performance de Shakira durante os 10 anos, é provável que seja entre US $ 70 milhões e $ 100 milhões. O contrato de Shakira com Epic Records pede mais três álbuns, um em Inglês, um em espanhol e uma compilação, mas o turismo e outros aspectos do negócio a Live Nation dará início imediatamente. No início de 2008, a Forbes nomeou Shakira a quarta artista mais bem paga do sexo feminino na indústria da música.
O primeiro single do terceiro álbum de Shakira em língua inglesa é intitulado "She Wolf ". Shakira compôs e produziu a faixa com John Hill, e Sam Endicott (vocalista e compositor de The Bravery ). O versão espanhola intitulada "Loba", estreou em 29 de junho de 2009. Em 2 de julho de 2009, o site oficial da Shakira anunciou que "O álbum inteiro é She Wolf" lançado em outubro de 2009, pela Epic e que "apresenta uma lista de faixas predominantemente em Inglês". O site também anunciou que um álbum espanhol será lançado em 2010. Shakira estreou "She Wolf" na Z100 e KIIS-FM em 13 de julho de 2009. Em 14 de julho de 2009, "She Wolf" e "Loba" se tornaram disponíveis para download a partir de iTunes. O single foi bem sucedido em todo o mundo, atingindo o número um na América Latina; #2 na Alemanha, Irlanda, Itália, Estónia e Espanha; o número três na Suíça e na Áustria; o número quatro no Reino Unido, França e Grécia; o número cinco no Canadá e na Bélgica, número seis, na Finlândia; número nove, no Japão, e #11 nos E.U.A.
O álbum foi lançado em outubro de 2009 na maioria dos países e, em Novembro de 2009, os Estados Unidos, recebeu críticas positivas dos críticos. O álbum foi um sucesso nas paradas e desde então foi certificado ouro na Rússia, Irlanda, Suíça, Polónia, França, Argentina, Grécia e Hungria, a platina na Espanha, Reino Unido e no Oriente Médio, 2X platina na Colômbia e México, e 3x Platina em Taiwan. Os singles seguintes, "Did It Again", "Give It Up To Me", e "Gypsy", obtiveram moderado sucesso nas paradas.
Em 2010, ela lança com sucesso o tema oficial da Copa do Mundo da FIFA "WAKA WAKA (This Time for Africa)" com o grupo sul-africano (Freshlygroun)
No dia 1 de Setembro de 2010, ela lança seu novo Single, "Loca" que estará em seu novo álbum, Sale El Sol. A Shakira irá fazer uma tour para a apresentação do seu novo album "Sale el Sol" em Inglês "The sun Comes Out", dia 21 de Novembro de 2010 virá a Portugal(Lisboa) ao Pavilhão Atlântico, para um concerto inesquecível, tal como todos os outros.
[editar] Trabalho social
Shakira decidiu criar, em 1997, na Colômbia, seu país de origem, a Fundação Pies Descalzos, que é uma entidade assistencial voltada para as crianças carentes. Mais de 4,5 mil crianças são atendidas e recebem atendimento médico, odontológico, psicológico e educacional. São beneficiadas crianças que perderam os pais e aquelas que possuem família. Nestes casos, os pais também recebem auxílio. Centenas de escolas recebem colaboração da fundação, que tem o nome de um dos álbuns de Shakira, Pies Descalzos (Pés Descalços). Desde o início da carreira, Shakira declara-se preocupada com as causas sociais. Foi eleita a primeira colombiana a ser embaixatriz da Unicef, o fundo das Nações Unidas para a Infância e Juventude. Regularmente, Shakira visita a fundação, que conta com o apoio de várias empresas, e até ensina as crianças a cantar e dançar. A Colômbia enfrenta diversos problemas sociais. Além das distorções quanto a distribuição de renda, a guerrilha aprofunda estes problemas. No documentário de um dos seus DVD's, Shakira afirma que zelar pela criança é cuidar para que o futuro seja melhor e que não basta fazer um trabalho assitencial, deixando de lado a educação. Ela também fez questão de colocar imagens de bairros pobres e de como é comum a presença do Exército nas ruas.
Actualmente, Shakira aliou-se com cantores, intelectuais, empresários e organizações de cooperação internacional criando a Fundação ALAS, ou América Latina en Acción Social, para arrecadar fundos para o combate à pobreza em todo o continente. A entidade terá o apoio de organizações não-governamentais e de intergovernamentais como a Unicef .
[editar] Mercado latino
Princípio da imparcialidade
Este artigo ou secção possui passagens que não respeitam o princípio da imparcialidade.
Tenha algum cuidado ao ler as informações contidas nele. Se puder, tente tornar o artigo mais imparcial.
(Justifique o uso desta marca na discussão do artigo)
Dizer que Shakira foi a principal artista responsável pela mudança drástica do mercado fonográfico latino e que foi a partir dela que os cantores da América do Sul tiveram notoriedade mundial não é nenhum exagero. O sucesso de "Pies Descalzos", lançado oficialmente na Colômbia em 6 de outubro de 1995, unificou a América Latina na voz de Shakira. Até mesmo o Brasil, país em que menos se acreditava no sucesso de Shakira, devido à língua portuguesa, se rendeu às músicas deste disco. "Pies Descalzos" também foi um dos primeiros álbuns latinos a ter um retorno comercial interessante nos Estados Unidos. Devido a "Pies Descalzos", a Sony se viu obrigada a criar o prêmio Prisma de Diamante devido às 1 milhões de cópias vendidas na Colômbia, um feito inédito até então. . Pouco mais de um ano depois, o disco já havia superado a marca dos 3 milhões de exemplares.
Mas foi mesmo a partir de seu segundo álbum, "¿Dónde Están Los Ladrones?", lançado em 23 de Setembro de 1998, que o mercado fonográfico americano começou de fato a abrir-se para Shakira. "¿Dónde Están Los Ladrones?" foi lançado em Miami, numa colectiva para mais de de 300 jornalistas de todo o planeta. No mesmo dia , o disco vendeu 300 mil cópias em todo o mundo. Com o álbum, Shakira tornou-se a primeira latina a ser indicada ao Grammy. Shakira também teve destaque ao receber prêmios como os da Billboard (Melhor Álbum – Donde Están Los Ladrones, Melhor Artista Revelação – Shakira, e Melhor Vídeo – Um Poco de Amor) e da Univision por Artista Feminina e Artista Revelação.
Na tarefa de divulgar o álbum nos Estados Unidos, Shakira passou a se dedicar a aprender a língua inglesa e um dos singles do disco, 'Inevitable', ganhou uma versão em Inglês, apresentada pela primeira vez na emissora de TV Norte americana ABC; no programa 'Rosie O'Donnel show. A partir de então, Shakira começou sua real escalada que culminaria, alguns anos depois, com o lançamento de seu 'Laundry Service', coroando-a como ícone latino do pop rock. A imagem de boa moça da cantora rendeu a Shakira importantes contratos publicitários - como a Pepsi e a marca americana de jeans Calvin Klein - que a ajudariam na tarefa de manter sua imagem em evidência na mídia.
O apelo comercial de Shakira levaria à gravação de um álbum acústico. Com a colaboração de Tim Mitchel na produção e a participação do grupo Morra Ariaga, na noite de 12 de agosto de 1999, Shakira se apresentou no Manhattan Center Studios, em Nova Iorque. A apresentação, para cerca de 500 pessoas, seria a base para o lançamento do álbum 'MTV Unplugged'. O sucesso do álbum rendeu a Shakira um Grammy, três Grammy Latinos e milhões de cópias vendidas.
Se "Pies Descalzos" foi a entrada de Shakira no mercado mundial e "Donde Están Los Ladrones" foi a conquista desse mercado, Laundry Service foi a consolidação de seu sucesso. Após quase dois anos dedicados à produção, Shakira ressurgiu na mídia com uma produção discográfica completamente diferente das anteriores: um álbum com gravações em Inglês. Produzido pela própria Shakira, o álbum vendeu mais de 13 milhões de cópias e alçou Shakira ao posto de diva pop internacional, sendo também sucesso de crítica e de público.
Leitora da Bíblia, Shakira lembra do pedido que fez com base no texto do Novo Testamento, em João Capítulo 14, versículo 13, onde o Senhor Jesus Cristo havia dito: "E tudo quanto pedirdes em Meu Nome, isso farei…". E Shakira sempre afirma: "Meu sucesso eu pedi a Deus e este depende Dele".
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário