sábado, 19 de fevereiro de 2011

Plágio


O plágio é o ato de assinar ou apresentar uma obra intelectual de qualquer natureza (texto, música, obra pictórica, fotografia, obra audiovisual, etc) contendo partes de uma obra que pertença a outra pessoa sem colocar os créditos para o autor original. No acto de plágio, o plagiador apropria-se indevidamente da obra intelectual de outra pessoa, assumindo a autoria da mesma.(wikipedia).

meu comentário:
Vez por outra ouvimos na mídia alguma coisa sobre plágio,e em muitas das vezes ha uma pequena coencidência, mas é o bastante pra causar bastante transtorno para o plagiador ou acusado do plágio.
E no mundo da música temos vários exemplos disso como veremos a seguir.


Coldplay é acusado de plágio


Banda dos EUA afirma que melodia de "Viva La Vida" é cópia de uma de suas músicas
Andrew Hoepfner: "Você deve estar pensando: 'Ele não escreveu essa música! Ela é do Coldplay!'"
Andrew Hoepfner: "Você deve estar pensando: 'Ele não escreveu essa música! Ela é do Coldplay!'"
Andrew Hoepfner, vocalista do grupo indie norte-americano Creaky Boards, afirmou em um vídeo no Youtube que Chris Martin plagiou uma de suas músicas em "Viva La Vida", faixa que compõe o nome do novo álbum do Coldplay. A informação é do site britânico Gigwise. Clique aqui para assistir ao vídeo.

Hoepfner mostra imagens com trechos da música "The Songs I Didn't Write" (que, ironicamente, significa "as músicas que eu não escrevi") de sua banda, em clipe e em um show ao vivo, e partes de um vídeo comercial de "Viva La Vida" feito para o iTunes; enquanto isso, afirma, em legenda, que Chris Martin assistiu a uma apresentação da banda em outubro do ano passado.

"Ficamos lisonjeados quando pensamos ter visto Chris Martin na platéia naquela noite. Ele parecia estar gostando. Talvez gostando demais", declarou o vocalista. Hoepfner termina o vídeo afirmando que "deseja boa sorte ao Coldplay".

Um porta-voz da banda de Chris Martin negou o plágio em "Viva La Vida", dizendo que a primeira demo de música foi gravada em março de 2007.



Capa do novo álbum do U2 é plágio


“O músico norte-americano Taylor Dupree afirmou em um post no 12kblog que a capa do novo disco do U2 é uma cópia ‘quase idêntica’ de um antigo trabalho seu.

Dupree afirmou que não pretende iniciar nenhuma batalha judicial por acreditar que não teria chances de vitória contra o grupo irlandês nos tribunais.

“A capa do novo disco do U2 é quase uma cópia exata de minha em parceria com Richard Cartier, em Specification. Fifteen”, afirmou Dupree.”


A capa é idêntica, não tem nem o que questionar, agora o cara é muito burro em não querer entrar na justiça porque acha que vai perder.


Fonte: Enter Magazine


Kesha: plágio?

A lista dos artistas americanos acusados de plágio não para de crescer nos últimos meses. Quem passa a fazer parte dela é Ke$ha! Depois de ganhar notoriedade com o hit “TiK ToK“, a cantora foi acusada de plagiar a música “Tthhee Ppaarrttyy”, faixa da dupla Justice que tem vocais de Uffie, cantora americana de música eletrônica radicada em Paris.

Uffie já se pronunciou sobre o assunto: em declaração ao site Digital Spy, ela disse não ter intenção de mover ação contra Ke$ha, mas admite que tanta semelhança não pode ser mera coincidência.

“Não sabia de nada até as pessoas começarem a perguntar: ‘Já ouviu a cantora que roubou sua música?’. Há claramente algumas semelhanças, mas todos somos influenciados por alguma coisa e toda mundo copia outras coisas”, ela disse. E arrematou: “O que ela faz não é o meu tipo de música, por isso não vou prestar atenção a essa questão. Um cara tocou as canções ao mesmo tempo e aparentemente só a letra é diferente”.

“TiK ToK” continua em primeiro lugar nas paradas americanas, mas a faixa já começa a ser chamada de cópia. O fato levanta uma questão importante no mundo da música: será que é tão difícil criar algo realmente original nos dias de hoje? Quanto à canção de Ke$ha ser plágio ou não, ouça as duas canções e tire suas conclusões:


love me nem plágio nem regravação:


É claro que as músicas são bem diferentes, porém, o refrão é quase o mesmo.

Lovefool - The Cardigans
Love me, love me
Say that you love me
Fool me, fool me
Go on and fool me
Love me, love me
Pretend that you love me
Leave me, leave me
Just say that you need me

Love Me - Justin Bieber
Love me, Love me
Say that you love me
Fool me, Fool me
Oh how you do me
Kiss me, Kiss me
Say that you miss me
Tell me what I wanna hear
Tell me you love me

Dá para ver que, mesmo no refrão, as frases são alteradas.

Segundo fontes, representantes da banda The Cardigans estão querendo os direitos autorais da música, porém, esta música pertence a Island Def Jam, que por acaso é a gravadora de Justin Bieber. Finalizando...

Por que não é plágio?: Porque a música pertence a gravadora de Justin e eles fazem o que bem entender com ela.
Por que não é regravação?: Porque a música é totalmente diferente e o refrão, mesmo sendo parecido, não é igual. fonte http://soufla7.onsugar.com/LOVE-ME-NEM-PLGIO-NEM-REGRAVAO-7876783.
As matérias sobre os artistas foram exraidas de sites que estão identificados ou não.
a definição de plágio foi tirada da wikpedia, e meu comentário bom, é meu...

Nenhum comentário:

Postar um comentário