domingo, 11 de setembro de 2011

Especial 11 de setembro




Por: Thiago Oliveira

Há dez anos, no dia 11 de setembro de 2001, o mundo inteiro foi abalado pela tragédia que se acometeu sobre os Estados Unidos. De norte a sul do globo, o ataque terrorista contra as torres do World Trade Center, em Nova York, e as estimativas dos números de pessoas mortas e feridas eram comentados e lamentados.

Porém é justamente em momentos como este que a arte, sobretudo a música, exerce um dos seus principais papéis dentro da sociedade. Nos dias que seguiram ao ataque, diversos artistas, americanos ou não, prestaram suas homenagens aos familiares e às vítimas dos atentados e, a partir de suas canções, mostraram ao mundo que, apesar de tudo, a paz deve sempre prevalecer.

Desde então, no decorrer desses dez anos, toda vez que se aproxima o dia 11 de setembro, músicos nacionais e internacionais prestam suas homenagens e mostram o poder que a música tem de, como disse o ex-beatle Paul McCartney, curar.

Em 2011, alguns músicos já se mexeram para realizar suas homenagens.

Jon Bon Jovi, natural de Nova Jersey, cidade vizinha de Nova York, visitou nessa quarta-feira, dia 7, um quartel de bombeiros em Manhattan para gravar um especial que será exibido no sábado durante o evento de abertura da temporada de futebol americano. Além de cantar “America the Beautiful” acompanhado pelos bombeiros, Bon Jovi deixou o seu recado. “Quero novamente o país do 12 de setembro, quando todos se uniram. Dissemos que nunca iríamos nos esquecer e agora devemos manter essa promessa”, disse o músico.

A Viacom, empresa ligada à MTV norte-americana, está preparando um programa especial para ir ao ar no domingo, 11 de setembro. O canal convidou diversos artistas para responder à pergunta “Dez anos depois, o que você se lembra?”. Lady Gaga é o principal nome do especial que também contará com a atriz Fran Descher e o rapper Das. A ideia dessa iniciativa é mobilizar os cidadãos americanos para que ações beneficentes sejam realizadas no país.

Em maio desse ano, a musa Pop Beyoncé divulgou a música “God Bless the USA”. Na ocasião, a artista lançou a música para “comemorar” a captura de Osama Bin Laden, tido como mentor dos ataques de 2001. Assim, tudo indica que a cantora voltará a usar a canção nos próximos dias como uma homenagem ao seu país e às vítimas do atentado dez anos atrás.

O inglês Paul McCartney, sempre envolvido em projetos sociais e solidários, terminou em agosto desse ano a produção do documentário “The Love We Make” que irá ao ar neste sábado, dia 10. As imagens mostram uma jornada do músico em meio a devastação de Nova York nos dias que sucederam o ataque. “Toda a aura do mundo havia mudado. Havia medo no ar e eu nunca tinha sentido isso em Nova York, revelou o músico no mês passado.

No filme do ex-Beatle também são exibidas cenas do show que ele organizou algumas semanas após os ataques. Sobre o “Concert for 9/11” Paul disse “Foi uma sensação muito boa. Sentimos como se estivéssemos de fato fazendo um pouco de bem.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário