segunda-feira, 23 de maio de 2011

Boys bands




Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Boy band é um tipo de grupo pop constituído de cantores do sexo masculino. Este conceito pode ser empregado também para denominar cada um dos integrantes de um grupo musical deste tipo, já que boy significa, em inglês, garoto e band, também em inglês, significa banda (no sentido de grupo musical). Ou seja, numa tradução livre, garoto de banda, garoto (ou rapaz) que toca em uma banda. Uma boy band pode ser um grupo que canta e dança ou uma banda que toca instrumentos musicais (ambos também compõem suas próprias músicas, alguns frequentemente, outros não). Alguns desses grupos depois de anos de carreira ou de separação do grupo mas que depois retornam, acabam se tornando Man band (banda de homens).


Os Jackson 5, grupo formado por Michael Jackson e seus irmãos foram a primeira boy band de sucesso. Outros grupos surgiram na mesma época como, The Osmonds, e The Monkees, esse último tendo seus membros "fabricados" com diferentes tipos de personalidades (ficticias). Os Jackson 5 criaram muitas das convenções musicais que as boy bands vieram a seguir. Por exemplo, seu som voltado para o R&B e Soul estilos de música negra, modificado e simplificado para atingir um público branco pela gravadora Motown, assim como fizeram com as Supremes. Todos os membros da banda cantavam, que é uma convenção comum das boy band, em vez de ter um único membro na frente enquanto o restante em instrumentos. Mesmo assim, os membros eram treinados para ter tipos de personalidade estereotipada (Michael Jackson por exemplo era o "fofo" do grupo).

Os Beatles apesar de não ser uma boy band, também infuênciaram os futuros grupos. Com o marketing voltado para jovens, o estilo estético do grupo e músicas comerciais.
[editar] 1970 e 1980

Embora o termo "boy band" seja associado a bandas a partir da década de 1990, grupos similares sempre existiram na história da música. Como os Temptations na década de 60, Bee Gees, The Osmonds, e Earth, Wind and Fire na década de 1970, são considerados boy bands por alguns. O grupo latino Menudos foi uma sensão no início dos anos 80.
[editar] 1990
Backstreet Boys, um dos grupos de maior sucesso dos anos 90.

O grupo de Boston, New Edition, criou nos anos 80 a tendência para as boy bands dos anos seguintes. New Kids on the Block seguindo a tendência, foi a primeira boy band moderna de sucesso comercial. Durante a década de 1990, boy bands tiveram seu auge com bandas como Backstreet Boys e 'N Sync. No entanto a crítica começou a considerar que tais bandas não tinham nenhuma credibilidade artística.

As boy bands foram proeminentes nos anos 1990 também, mas eles não explodiram até 1997. Durante a meia parte dos anos 1990, a maior parte de boy bands foram afro-americanas e tinham um som R&B e gospel, tais como o grupo All-4-One e Boyz II Men. Embora eles tivessem sucessso nas paradas da Billboard, eles tinham visado mais um público adulto e não foram vendidos para os jovens.

Nos Estados Unidos, um dos gerentes de boy band mais prósperos foi Lou Pearlman, que fundou ações comercialmente bem sucedidas, tais como os Backstreet Boys e 'N Sync, embora ele fosse depois condenado por incidentes de fraude não relacionados. No Reino Unido, o produtor Simon Cowell também é conhecido por ter dirigido a boy band Westlife, que foi criado por Louis Walsh e promovido pelo membro do Boyzone Ronan Keating.
[editar] 2000
Os Jonas Brothers são descritos como uma boy band pop.

Com o sucesso de Backstreet Boys, bandas como O-Town e 98 Degrees ganharam popularidade rapidamente. As boy bands internacionais também apareceriam ocasionalmente, tais como o grupo romeno O-Zone.

US5, Lexington Bridge e JLS são exemplos de boy bands bem sucedidas na Europa.
Super Junior, uma das boy bands com mais integrantes do mundo.

As boy bands são ainda populares na Ásia Oriental com grupos bem sucedidos, tais como os coreanos Super Junior, BIGBANG, 2PM, SHINee, SS501, MBLAQ, BEAST/B2ST, e TVXQ enquanto as japonesas Arashi, SMAP, V6, Tokio, KinKi Kids, KAT-TUN, NEWS, Kanjani 8, e Hey! Say! JUMP excedem as paradas da Oricon. O Super Junior, também uma boy band popular da Coréia do Sul, é uma das maiores boy bands do mundo composta de 13 membros (um deles saiu em 2010).

Em 2001 uma novo grupo dance e pop japonês chamado Exile debutou na gravadora Rhythm Zone, tornando o Exile como a maior boy band do mundo, com 14 integrantes.

As boy bands muitas vezes são vistas como sendo de curta duração, embora algumas ações, tais como Jackson 5, Backstreet Boys, Westlife e Take That mantiveram suas carreiras duradouras, e em alguns casos, voltas bem sucedidas.
[editar] Lista de Boy bands

Mais exemplos na categoria Boy bands.

* 6L6 (grupo brasileiro que apareceu nos anos 90)
* Beatles
* Bee Gees
* Big Time Rush
* Boomerangue (grupo brasileiro que durou entre 1997 e 2002)
* C-Note (grupo americano que apareceu no final dos anos 90)
* Ciclone (grupo formado no Rio de Janeiro nos anos 80 que teve um sucesso: Namorado One Way)
* Color Me Badd (grupo americano)
* East 17 (grupo britânico)
* GEM (Garotos Em Movimento) (grupo brasileiro que apareceu em 2001)
* Get Ready! (grupo belga que apareceu nos anos 90 com o single I Still Luv U)
* Human Nature (grupo australiano que fez sucesso nos anos 90)
* Jonas Brothers
* LFO (Lyte Funkie Ones) (trio americano que apareceu no final dos anos 90 com o single Summer Girls, composta pelo lider da banda, Rich Cronin)
* Los Chicos (grupo dos anos 80 que teve como integrante o cantor porto riquenho Chayanne)
* McFLY
* New Edition
* Paquitos
* Hey! Say! JUMP (grupo japonês que debutou no ano de 2008)
* SHINee (grupo coreano)
* The Monkees
* The Temptations
* Take That
* The Wanted (grupo britânico)
* Tremendo (grupo argentino formado nos anos 80)
* You Can Dance (grupo brasileiro que apareceu nos anos 90, no programa da apresentadora Xuxa Meneghel)
* Youngstown (grupo americano que apareceu no final dos anos 90)
* US5 (grupo alemao-americano-ingles que apareceu no meio dos anos 2000)

Nenhum comentário:

Postar um comentário