segunda-feira, 9 de maio de 2011
Destaque da Semana
Enrique Miguel Iglesias Preysler (Madri, 8 de maio de 1975) é um cantor espanhol de pop e rnb, filho de Julio Iglesias e da filipina Isabel Preysler. O cantor vive em Miami, Estados Unidos da América.
A carreira de Iglesias começou na Fonovisa Records, que o tornou um dos mais populares artistas da América Latina e no mercado latino dos Estados Unidos, vendendo mais álbuns latinos do que qualquer outro artista do período.
Ele conseguiu 2 #1 na Billboard Hot 100 e conseguiu o recorde de produzir dezessete #1 hits espanhóis na "Billboard Hot Latin Tracks". Seus álbuns venderam no total cerca de 43 milhões de unidades, fazendo-o um dos artistas espanhóis que mais venderam de todos os tempos.
Em 1995, lançou o seu primeiro álbum auto-intitulado "Enrique Iglesias", uma colecção de baladas de rock, incluíndo mega-hits como "Si tú te vas", "Experiência religiosa" e outros. O álbum vendeu cerca de 1 milhão de cópias na primeira semana, uma raridade para um álbum feito numa língua diferente do inglês. O álbum rendeu a Iglesias um GRAMMY para "Melhor Performance Pop Latina".
O estrelato de Iglesias continuou com o lançamento do álbum "Vivir" que o colocou no topo com outros superstars da música inglesa nas vendas do ano. O álbum também incluiu um versão cover da música do Yazoo, "Only You", traduzido para o espanhol "Solo en Tí ( Only You)".
Em 1998, Iglesias lançou o seu terceiro álbum, "Cosas del Amor". Tendo uma direção musical mais madura, o álbum contém populares singles como, "Esperanza" e "Nunca Te Olvidaré", todos os dois chegaram ao topo dos charts latinos e ajudou o seu status no cenário da música latina. No mesmo ano ganhou o American Music Award na categoria "Melhor Artista Latino" em que Ricky Martin e Los Tigres del Norte também foram indicados.
Em 1999, Iglesias já tinha um enorme sucesso no mercado da música inglesa. Nesse mesmo ano, ele fez uma contribuição para o filme Wild Wild West de Will Smith. "Bailamos (Wild Wild West/Soundtrack Version)" se tornou um hit nº 1. Depois do sucesso de "Bailamos", várias gravadoras queriam contratar Enrique. Após semanas de negociações com a Interscope, Iglesias finalmente gravou seu primeiro álbum todo em inglês, "Enrique.
O álbum pop, com algumas influências latinas, demorou dois meses para ser finalizado e contém um dueto com Whitney Houston chamado "Could I Have This Kiss Forever" e um cover dá música de Bruce Springsteen, "Sad Eyes". O terceiro single do álbum, "Be With You", se tornou seu segundo nº 1.
Iglesias voltou em 2001 com o álbum Escape. Dessa vez procurava vender cada vez mais. O primeiro single do álbum, "Hero", se tornou um hit nº1 no Reino Unido e em alguns outros países. O álbum inteiro foi co-escrito por ele mesmo. Escape foi seu maior sucesso comercial até hoje. Os singles "Escape" e "Don't Turn Off The Lights" tocavam em todo o lugar.
Retornando para sua língua nativa, em 2002, Iglesias escolheu lançar seu quarto álbum espanhol chamado Quizás. Uma produção musical mais matura do que seus álbuns espanhóis precedentes, contendo canções mais introspectivas, a música com o título do álbum é uma canção sobre o relacionamento "esticado" Iglesias tem com seu famoso pai.
Em 2003, Iglesias lançou seu sétimo álbum, que se chamou 7, o segundo a ser co-escrito por ele mesmo. O álbum era mais inspirado na década de 80, estrelando a música "Roamer", que foi escrita com seu amigo e por longo tempo guitarrista, Tony Bruno. O álbum continha a música "Be Yourself", uma música sobre independência (o refrão fala sobre como os pais de Enrique não acreditavam que ele seria bem sucedido na sua carreira de cantor). O primeiro single foi a música "Addicted", que foi seguida de um remix da música "Not In Love", com uma participação da cantora Kelis.
Iglesias lançou seu novo álbum em 12 de Junho de 2007, "Insomniac". O primeiro single foi "Do You Know? (The Ping Pong Song)". Ele estreou no número 2 no Bubbling Under Hot 100 Singles Chart (O Bubbling Under 100 Singles Chart é geralmente visto como uma extensão da Billboard Hot 100) antes de debutar nos charts oficiais no número 33 (enventualmente tendo seu pico no número 21, seu maior hit no Hot 100 atualmente).
A música também fez um pulo do número 49 ao 1º no Hot Latin Tracks. Algumas das gravações em destaque incluiam "Push", com a colaboração do rapper Lil' Wayne e também "Ring My Bells", uma música temperamentar que Enrique escreveu em Los Angeles junto com dois de seus parceiros compositores favoritos, Kristian Lundin e Savan Kotecha.
http://www.moo.pt/biografia_de_Enrique+Iglesias/
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário