quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Entendendo Alguns Termos:Diva e prima-Dona


Muito se ouve falar de Diva pra lá Diva pra cá não é? bom sabemos que o termo se refere a cantoras na maioria internacionais, mas vamos ver um pouquinho mais a fundo as origens desse termo bem conhecido no mundo da música.


Diva
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre


A diva (pronúncia do Inglês: / di ː və / , Italiano: [di ː va] ) é uma cantora comemorou feminino. O termo é usado para descrever uma mulher de talento excepcional no mundo da ópera , e, por extensão, no teatro , cinema e música popular . O significado de "diva" está intimamente relacionado ao de " prima donna ".

A palavra entrou para o idioma Inglês no final do século 19. É derivado do italiano substantivo diva, uma divindade feminina. O plural da palavra em Inglês é "divas", em mergulho, italiano [di ː ve] . O sentido básico do termo é " deusa ", [1] [2] o feminino da palavra latina Divus (italiano divo), alguém deificado após a morte, ou deus Latina, um deus. [3] A palavra é cognata com o Hindu termo " Devi "deusa significado (masculino" Deva ", que significa deus) que por sua vez tem origem no antigo sânscrito língua, uma das primeiras línguas indo-européias ; [4] a palavra também é aparentado com o Avestan termo que denota o Zoroastrian conceito do Daevas .

O macho forma divo existe em italiano e é geralmente reservado para os tenores mais proeminentes líderes, como Enrico Caruso e Beniamino Gigli . O italiano prazo divismo descreve o sistema de estrelas de decisões na indústria cinematográfica. Em italiano contemporâneo, diva e divo simplesmente denotam muito admirado celebridades, atrizes, especialmente cinema e atores, e pode ser traduzido como "(filme) star".



Prima-dona
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre

Originalmente utilizada em ópera ou Commedia dell'arte empresas, "prima donna" é italiano para "primeira dama". O termo foi usado para designar o líder do sexo feminino cantor na companhia de ópera, a pessoa a quem os papéis principais seria dado. A prima donna foi normalmente, mas não necessariamente, uma soprano . O termo correspondente para o protagonista masculino (quase sempre um tenor ) é "primo uomo". [1]

Famosa ópera prima donnas, muitas vezes causada entusiastas da ópera a se dividir em oposição "clubes" apoiar um cantor em detrimento de outro. A rivalidade entre os fãs das respectivas Maria Callas e Tebaldi Renata , por exemplo, foi um dos mais famosos de todos os ópera, apesar da amizade dos dois cantores. [2]

A designação prima donna assoluta (primeira-dama absoluta) é ocasionalmente aplicado a uma prima donna de excelência em circulação. [3] Este é aplicada por consenso popular, para aqueles cujas realizações colocá-los em uma categoria acima de todos. Sutherland, Sills, Callas, Tebaldi, Nilsson e Caballe são legitimamente chamado e considerado como tal entre os seus pares no século 20 e sobre.
[ editar ] O uso moderno

Às vezes, esses "prime donne" (o italiano plural) eram grandes com suas personalidades fora do palco, e as demandas sobre integrantes da trupe do companheiro, músicos, designers definir e guarda-roupa, produtores e outros funcionários, mas foram tolerados porque deferência do seu talento e proporcional "puxar o poder", isto é, sua tração nas bilheterias. A partir desta experiência, o termo "prima donna" entrou em uso comum em qualquer campo que denota alguém que se comporta de forma exigente, muitas vezes temperamental, revelando uma visão inflada de si mesmos, seu talento e sua importância. [4] Devido a esta associação , o significado contemporâneo da palavra assumiu essa conotação negativa.

Hoje o termo tornou-se uma palavra corrente fora de ópera frequentemente a descrever um vaidoso , indisciplinado, egoísta pessoa, detestável ou temperamental que tem dificuldade para trabalhar sob a direção ou como parte de uma equipe e, apesar de irritante, não pode ser feito sem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário