segunda-feira, 11 de julho de 2011

Mãe de Cazuza lança livro com histórias de crianças com HIV positivo


Renda do livro de Lucinha Araújo, que também conta com depoimentos de amigos famosos, será doada à ONG Viva Cazuza




Cazuza morreu em julho de 1990. E quase 21 anos depois, continua rendendo histórias, homenagens e sua obra dá suporte para uma Organização Não Governamental que ajuda crianças infectadas com o vírus HIV, o mesmo que vitimou o cantor e compositor.

Em "O Tempo Não Para - Viva Cazuza", Lucinha Araújo, mãe do cantor, conta histórias de alguns meninos que passaram pela ONG, além de trazer depoimentos de amigos célebres, como Ney Matogrosso, Sandra de Sá, Frejat, Ezequiel Neves, Nilo Romero, George Israel e Serginho, "única pessoa com quem Cazuza teve um relacionamento duradouro", segundo Lucinha.

A participação dos amigos foi pensada para suprir a falta de novidades sobre a vida do filho na ótica da mãe. "O que tinha de ser dito por mim sobre ele, já é conhecido", disse a autora, no lançamento do livro.

Um relato sobre a dificuldade encontrada pelos doentes ganha traços de guerra. "Eu me sentia como se estivesse participando de uma cruzada. Eram reuniões, manifestações na porta de hospitais públicos que recusavam pacientes HIV positivo, entrevistas, denúncias, passeatas exigindo verbas do governo".

Não é a primeira vez que Cazuza, indiretamente, acaba ajudando vítimas da doença. Três meses após sua morte, por sugestão de Lucinha, alguns amigos se reuniram e montaram um tributo no Rio de Janeiro chamado "Viva Cazuza - faça parte desse show", cuja renda foi doada ao Hospital Universitário Gaffrée e Guinle.

As 256 páginas vão além de uma simples homenagem ao cantor. "É um tributo a todos que lutam pela vida", definiu a autora em entrevista coletiva. É também a comemoração pelos 20 anos da instituição de caridade.

O livro ainda conta com prefácio da autora Glória Perez que também perdeu uma filha e explica, de forma emocionante, que filho não pode ser conjugado no passado.

Bibliografia
Este é o terceiro livro lançado pela mãe de Cazuza

"O Tempo Não Para - Viva Cazuza" é a terceira obra lançada por Lucinha Araújo. Em 1997, "Cazuza, Só as mães são felizes" foi sucesso de vendas e contava a impressão da mãe sobre o filho. Quatro anos depois, "Cazuza, Preciso Dizer que Te Amo" chegava às livrarias com jeito de biografia oficial, mas não vendeu tanto quanto o primeiro título.

E o verdadeiro motivo para a obra ganhar forma física ou mesmo para Lucinha continuar à frente da ONG talvez esteja em um manuscrito impresso na contracapa do livro. "Reencontro meu filho nas mãozinhas, nas gargalhadas gostosas dessas crianças".

O tempo não para - Viva Cazuza
De Lucinha Araújo
256 páginas
Editora Globo

http://www.jornalacidade.com.br/editorias/caderno-c/2011/06/21/mae-de-cazuza-lanca-livro-com-historias

Nenhum comentário:

Postar um comentário