terça-feira, 29 de março de 2011

Destaque Da Semana


Biografia

Ozzy nasceu em 3 de dezembro de 1948, com o nome de John Michael Osbourne em um subúrbio de Birmingham, na Inglaterra, chamado Aston. John Thomas Osbourne (pai do Ozzy) e sua esposa Lillian ( mãe do Ozzy ) viviam com seus 6 filhos (Paul, Tony, Iris, Gilian, Jean) em uma pequena casa (14, Lodge Road, Aston ). Seu pai trabalhava fazendo ferramentas, e sua mãe trabalhava numa linha de montagem de uma fábrica de carros, mesmo assim sua família era muito pobre.
Devido a problemas financeiros e por não gostar de escola, Ozzy abandonou ela aos 15 anos de idade. E segundo ele, foi o dia mais feliz da vida dele. Ele sempre quis ser um encanador !! E foi!! Daí pra frente ele teve dezenas de empregos.
Segungo Ozzy, o melhor emprego de sua vida foi num matadouro, onde ele tinha que abrir estômagos de carneiros e tirar tudo que tinha lá dentro. Ele dizia que adorava matar os animais. Ele esfaqueava, espetava, picava e torturava-os até a morte. Ele matava no mínimo 250 bois por dia, e depois era a vez dos carneiros e porcos. Porém ele abandonou o emprego meses depois, porque ninguém mais suportava seu cheiro.
Sua próxima profissão seria numa fábrica de carros onde sua mãe trabalhava, ele teria que testar e afinar as buzinas. Porém ele desistiu dessa profissão logo porque não queria ficar pelo resto da vida fazendo "BEEP BEEP".
Ozzy então entrou no mundo do crime. Aos 17 anos, ele começou a furtar e vender as roupas da loja em que sua irmã trabalhava. Depois começou a furtar outras lojas também. Ozzy então conseguiu arranjar um parceiro para começar a roubar casas: Pascal Donegal, que tinha sido chutado pra fora de sua casa por seu pai que era um alcoólatra. Sua tentativa porém não foi bem sucedida e seu parceiro foi pego pela polícia logo no primeira tentativa.
Você deve estar pensando que isso seria o suficiente para tirá-lo da vida criminosa. Errado. Ozzy voltou a furtar a loja onde sua irmã trabalhava. Porém dessa vez ele foi pego e preso. Pegou uma sentença de 3 meses na prisão.
Pelos próximos 20 anos, Ozzy Osbourne conheceu celas de todos os formatos e tamanhos (principalmente por esvaziar a bexiga em lugares indevidos ). Ozzy foi colocado na prisão junto com assasinos, estrupadores, e homems que não veêm uma mulher faz anos. A coisa mais parecida como uma mulher que eles poderiam achar numa prisão era um jovem. Ozzy estava na prisão e tinha cabelo comprido. Os presos ficavam que nem abelhas sobre um pote de mel. Um dia Ozzy sofreu uma tentativa de estrupo de um assasino, porém Ozzy conseguiu se defender com uma barra de ferro e acabou na solitária por 3 dias.
Foi na prisão que Ozzy decidiu a começar a fazer as tatuagens. Usando uma técnica rudimentar de alfinete e grafite que ele esboçou nos dedos da mão esquerda O-Z-Z-Y. Depois tatuou nos dois joelhos os famosos "smiles" :-). É claro que agora, essas tatuagens que ele fez na época da prisão já foram retocadas por tatuadores profissionais. Vale lembra que o gosto de Ozzy por tatuagens vem de família. Seu avô possuia uma tatuagem com o desenho de uma cobra que ia da nuca ao calcanhar.
Logo que ele saiu da prisão, ele teve sua primeira expêriencia como vocalista. Numa banda de um antigo amigo chamada Approach. Porém desistiu logo, e foi para uma outra banda chamada Music Machine. Começou a ficar de saco cheio de cantar todas as sextas a noite nos mesmos bares de sempre. Começou então a colocar anúncios em lojas de música: "OZZY ZIG, singer extraordinaire". Dois dias depois, um cara chamado Terry "Gezzer" Butler bate na porta da casa do Ozzy. Gezzer disse a Ozzy que precisava de um vocal para a banda que ele estava formando ( Rare Breed ).
Gezzer tocava baixo, Ozzy cantava, e Jimmy Philips tocava guitarra. Porém faltava um baterista. Arranjaram um baterista da banda Mythology, seu nome era Bill Ward. Porém Bill entrou na banda de Gezzer com uma condição : que Tony Iommi que era guitarrista do Mythology entrasse na banda também. Tony Iommi e Ozzy já se conheciam da época do colégio, e eles não se gostavam. Estava formada então a banda Rare Breed. Começaram então com uma pequena turnê, e quando voltaram para Birmingham decidiram mudar de nome. "Rare Breed" se transformou em "Polka Tulk Blues Band" que agora era uma banda com Saxophone e Slide Guitar ( Jimmy Philips ). Porém os dois saíram e só restaram Ozzy, Tony, Gezzer e Bill. Bill sugeriu mudar o nome de novo. Dessa vez para Earth ( Outono/1967 ).
Ao descobrir que o nome Earth já pertencia a uma outra banda adotaram o nome Black Sabbath de uma das composições de Ozzy. As letras e melodias sombrias de Ozzy e sua performance elétrica marcaram a banda nos seus primeiros oito álbuns, fase mais clássica e que fez com que o Black Sabbath fosse considerado até hoje o maior expoente entre os pioneiros do heavy metal.
Em 1979 Ozzy abandonou o Black Sabbath para seguir carreira solo, em virtude de desentendimentos com os outros integrantes (na verdade Ozzy foi praticamente despedido por Tonny Iommi em virtude dos problemas constantes com drogas e álcool). A esposa e empresária Sharon Arden foi responsável por sua recuperação.
Para acompanha-lo na nova fase da carreira convocou Randy Rhoads (antigo guitarrista da banda Quiet Riot), que logo se tornaria um dos maiores guitar heroes da história ao lado do lendário vocalista do Black Sabbath. Durante os testes para escolha do guitarrista a má impressão inicial passada pelo garoto franzino e tímido só durou até que ele mostrasse sua música. Com Randy Rhoads Ozzy gravou Blizzard Of Oz e Diary Of A Madman.
Em 1982 Rhoads morreu em um desastre de avião, uma perda insubstituível. Em meio a constantes trocas de agressão pela imprensa entre Ozzy e sua antiga banda (que agora se apresentava com Ronnie James Dio nos vocais) foi gravado Talk Of The Devil (ou Speak Of The Devil, como foi lançado nos Estados Unidos), um álbum ao vivo contendo apenas músicas da época de ouro do Black Sabbath (todas de autoria de Ozzy). Posteriormente Ozzy lançaria um novo álbum ao vivo, Tribute, em homenagem ao companheiro Randy Rhoads, este contendo composições de sua carreira solo.
Com Jake E. Lee assumindo o cargo de guitarrista (e posteriormente Zakk Wilde), Ozzy continuou lançado álbuns, apesar dos constantes problemas com bebidas.
À imagem satânica reforçada por maquiagem e efeitos de palco se somava a grande repercussão por parte da imprensa sensacionalista da famosa mordida na cabeça de um morcego. O caso realmente ocorreu, em um show ao vivo, mas Ozyy pensava se tratar apenas de um morcego de plástico jogado ao palco por um fã. Só percebeu que se tratava de um animal de verdade tarde demais (o que o levou a ter de tomar injeções anti-rábicas, ter choques anafiláticos e cancelar dezenas de shows por problemas de saúde gerados pela vacina). Em uma outra oportunidade arrancou com os dentes as cabeças de duas pombas brancas que executivos da gravadora insistiam que ele soltasse após uma assinatura de contrato. Obviamente não havia muita intenção em diminuir a repercussão de tais fatos, visto que era marketing eficiente e barato.
Não tão engraçadas porém foram as acusações de incitação ao suicídio movidas contra Ozzy em virtude da música Suicide Solution. Algumas famílias acusavam a música de ter gerado o suicídio de alguns garotos e um certo Institute for Bio-Acoustics Research contratado por entidades evangélicas achou na gravação supostas mensagens subliminares de incitação ao suicídio. Ozzy foi absolvido de todas as acusações. Curiosamente a música nem mesmo era relacionada a suicídio e o título não se referia ao suicídio como uma solução (fuga). Na realidade tratava-se de uma letra sobre alcoolismo e "solução" significava "mistura". "Mistura Suicida" era uma referência ao álcool.
No final da década de 80 foi cogitada uma reunião histórica entre Ozzy e Black Sabbath, após uma apresentação conjunto em Donington, Inglaterra (apresentação que valeu a saída do vocalista Dio). Problemas entre os empresários de Ozzy e Sabbath, porém, impediram uma reunião definitiva.
Na década de 90 (após lançar alguns dos álbuns mais medíocres de sua carreira) Ozzy conseguiu pela primeira vez em décadas abandonar definitivamente o álcool (substituído por regimes alimentares rígidos e exercícios). Anunciou o fim de suas atividades após o lançamento do excelente No More Tears (seguido da turnê No More Tours).
Felizmente para todos, porém, não conseguiu passar muito mais do que alguns anos longe dos palcos e estúdios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário